Partidos PolíticosPolítica

Tendências do PT manifestam compromisso com democracia interna e com fortalecimento do partido na Bahia e no Brasil

No documento as principais correntes defendem o PT como pilar da governabilidade e da reeleição de Lula e Jerônimo. Também reforçam compromisso com estabilidade política, fortalecimento das bancadas e na unidade da base

As principais correntes internas do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia divulgaram uma declaração conjunta, nesta segunda-feira (24), reforçando a unidade partidária e a importância do Processo de Eleições Diretas (PED) para revitalizar a militância e fortalecer o partido nos municípios. O documento destaca o compromisso coletivo com a autonomia partidária e a necessidade de maior protagonismo da base na condução dos rumos políticos da legenda.

De acordo com o texto, o PED deve ser um ponto de inflexão para ampliar a democracia interna e resgatar a capacidade dirigente do partido no estado.

“O PED abre uma janela de oportunidades para o partido e para o governo. É o momento de fortalecer o PT e reafirmar a liderança do governador Jerônimo Rodrigues na Bahia”, afirmam as correntes signatárias.

O manifesto ressalta a responsabilidade do PT na estabilidade política da gestão estadual e no fortalecimento da aliança com os partidos da base. A prioridade apontada é garantir a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues, a ampliação da bancada petista e a construção de um palanque sólido para a campanha do presidente Lula em 2026.

“A missão do PT junto a todos os aliados é reeleger o governador e eleger os senadores da nossa coligação. É também fortalecer e ampliar a aliança nacional para repetir a grandiosa votação que Lula teve em 2022, se destacando como a maior no Brasil”, reforça o documento.

Outro ponto central da declaração é a necessidade de investir na construção partidária, fortalecendo a atuação do PT nos municípios e ampliando o diálogo com movimentos sociais, setores produtivos e populares. As lideranças defendem um partido presente nos territórios, que se renova a partir das lutas sociais e acompanha de perto as gestões petistas.

“Não pode nos faltar ousadia para criar fóruns de debates, acolher queixas e sugestões, fazer balanço da nossa experiência, corrigir erros e apontar rumos. O PT mais forte é fundamental para reeleger Lula e Jerônimo e aumentar as bancadas de deputados estaduais e federais do partido em 2026”, conclui o documento.

A declaração é assinada pelas tendências internas Avante PT, Construindo um Novo Brasil, Coletivo Avante, Democracia Socialista, Esquerda Popular Socialista e Resistência Socialista, que reforçam a importância da militância petista na renovação das direções municipais, estaduais e nacionais do partido no Processo de Eleição Direta (PED) que ocorrerá em julho.

Foto: Divulgação

Related posts

Sistema Nopaper será apresentado aos servidores da ALBA

admin

Randerson Leal propõe Farmácia Veterinária Popular em Salvador

Fulvio Bahia

“Salvador precisa deixar de ter um gerente para ter um prefeito”, afirma Geraldo Júnior

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais