No documento as principais correntes defendem o PT como pilar da governabilidade e da reeleição de Lula e Jerônimo. Também reforçam compromisso com estabilidade política, fortalecimento das bancadas e na unidade da base
As principais correntes internas do Partido dos Trabalhadores (PT) na Bahia divulgaram uma declaração conjunta, nesta segunda-feira (24), reforçando a unidade partidária e a importância do Processo de Eleições Diretas (PED) para revitalizar a militância e fortalecer o partido nos municípios. O documento destaca o compromisso coletivo com a autonomia partidária e a necessidade de maior protagonismo da base na condução dos rumos políticos da legenda.
De acordo com o texto, o PED deve ser um ponto de inflexão para ampliar a democracia interna e resgatar a capacidade dirigente do partido no estado.
“O PED abre uma janela de oportunidades para o partido e para o governo. É o momento de fortalecer o PT e reafirmar a liderança do governador Jerônimo Rodrigues na Bahia”, afirmam as correntes signatárias.
O manifesto ressalta a responsabilidade do PT na estabilidade política da gestão estadual e no fortalecimento da aliança com os partidos da base. A prioridade apontada é garantir a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues, a ampliação da bancada petista e a construção de um palanque sólido para a campanha do presidente Lula em 2026.
“A missão do PT junto a todos os aliados é reeleger o governador e eleger os senadores da nossa coligação. É também fortalecer e ampliar a aliança nacional para repetir a grandiosa votação que Lula teve em 2022, se destacando como a maior no Brasil”, reforça o documento.
Outro ponto central da declaração é a necessidade de investir na construção partidária, fortalecendo a atuação do PT nos municípios e ampliando o diálogo com movimentos sociais, setores produtivos e populares. As lideranças defendem um partido presente nos territórios, que se renova a partir das lutas sociais e acompanha de perto as gestões petistas.
“Não pode nos faltar ousadia para criar fóruns de debates, acolher queixas e sugestões, fazer balanço da nossa experiência, corrigir erros e apontar rumos. O PT mais forte é fundamental para reeleger Lula e Jerônimo e aumentar as bancadas de deputados estaduais e federais do partido em 2026”, conclui o documento.
A declaração é assinada pelas tendências internas Avante PT, Construindo um Novo Brasil, Coletivo Avante, Democracia Socialista, Esquerda Popular Socialista e Resistência Socialista, que reforçam a importância da militância petista na renovação das direções municipais, estaduais e nacionais do partido no Processo de Eleição Direta (PED) que ocorrerá em julho.
Foto: Divulgação