BrasilEsporteJogos Pan-americanosPessoas com Deficiência

Tênis: Atletas em Cadeira de Rodas disputam Jogos Parapan-Americanos de Jovens na Colômbia

Ao todo, o CPB levará 96 atletas de 12 modalidades.

Vitória Miranda, Luiz Calixto e Lorenzo de Godoy estão de malas prontas para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia. Os atletas do Tênis em Cadeira de Rodas integram a delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no torneio, que acontece de 2 a 12 de junho. Já as partidas do TCR têm início dia 4 e terminam no dia 8 de junho.

Ao todo, o CPB levará 96 atletas de 12 modalidades. Os tenistas irão disputar quatro das cinco categorias disponíveis no torneio: simples e duplas do Masculino Open, além de simples do Feminino Open e duplas mistas. Para auxiliar a equipe na preparação, também estarão os capitães do Time Brasil BRB, Lázaro Herculano e Leonardo Oliveira.

Mesmo jovens, alguns convocados já estão acostumados a representar o Brasil em competições internacionais. É o caso da Vitória, que tem apenas 15 anos, mas já participou de dois mundiais da modalidade com o Time Brasil BRB. “Descobri meu talento pelo tênis e sempre é um imenso prazer vestir as cores do Brasil. Vou dar o meu melhor em Bogotá e fazer de tudo para trazer uma medalha”, comentou.

Com três vagas garantidas ao Brasil, os atletas foram chamados devido ao bom desempenho em quadra e que resulta no alto ranking de cada. Vitória é a número 3 do mundo, conforme ranking juvenil feminino da ITF, enquanto Luiz e Lorenzo ocupam as posições 22 e 24 do masculino, respectivamente.

De acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jesus Tajra, a presença dos jovens atletas nessa e em outras grandes competições é o resultado do trabalho a longo prazo. “A CBT trabalha na capacitação de treinadores para que os profissionais consigam mapear novos atletas em todos os estados para que tenhamos uma renovação constante da modalidade. Esse é um trabalho feito há mais de 10 anos que, somado também aos treinamentos que realizamos, resulta em novos talentos, como é o caso dos três tenistas que participam do Parapan na Colômbia”, disse.

O torneio volta ao calendário depois de seis anos e, segundo o presidente do CPB, Mizael Conrado, é um alívio o retorno do grande evento. “Foram seis anos desde os últimos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no ano de 2017. A espera foi longa. Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá foram adiados duas vezes por causa da pandemia da Covid-19.”, falou.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB – Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Fonte / Foto: ASCOM CBT

Related posts

Com investimento e apoio do Governo, boxe baiano é um dos destaques da delegação brasileira nas Olimpíadas de Paris 2024

Fulvio Bahia

Judô: Seletiva vai definir novo representante do 73kg no Mundial por Equipes

Fulvio Bahia

Parapan: Brasil supera 100 ouros nos Jogos de Santiago

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais