Ao todo, o CPB levará 96 atletas de 12 modalidades.
Vitória Miranda, Luiz Calixto e Lorenzo de Godoy estão de malas prontas para a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Bogotá, na Colômbia. Os atletas do Tênis em Cadeira de Rodas integram a delegação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no torneio, que acontece de 2 a 12 de junho. Já as partidas do TCR têm início dia 4 e terminam no dia 8 de junho.
Ao todo, o CPB levará 96 atletas de 12 modalidades. Os tenistas irão disputar quatro das cinco categorias disponíveis no torneio: simples e duplas do Masculino Open, além de simples do Feminino Open e duplas mistas. Para auxiliar a equipe na preparação, também estarão os capitães do Time Brasil BRB, Lázaro Herculano e Leonardo Oliveira.
Mesmo jovens, alguns convocados já estão acostumados a representar o Brasil em competições internacionais. É o caso da Vitória, que tem apenas 15 anos, mas já participou de dois mundiais da modalidade com o Time Brasil BRB. “Descobri meu talento pelo tênis e sempre é um imenso prazer vestir as cores do Brasil. Vou dar o meu melhor em Bogotá e fazer de tudo para trazer uma medalha”, comentou.
Com três vagas garantidas ao Brasil, os atletas foram chamados devido ao bom desempenho em quadra e que resulta no alto ranking de cada. Vitória é a número 3 do mundo, conforme ranking juvenil feminino da ITF, enquanto Luiz e Lorenzo ocupam as posições 22 e 24 do masculino, respectivamente.
De acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jesus Tajra, a presença dos jovens atletas nessa e em outras grandes competições é o resultado do trabalho a longo prazo. “A CBT trabalha na capacitação de treinadores para que os profissionais consigam mapear novos atletas em todos os estados para que tenhamos uma renovação constante da modalidade. Esse é um trabalho feito há mais de 10 anos que, somado também aos treinamentos que realizamos, resulta em novos talentos, como é o caso dos três tenistas que participam do Parapan na Colômbia”, disse.
O torneio volta ao calendário depois de seis anos e, segundo o presidente do CPB, Mizael Conrado, é um alívio o retorno do grande evento. “Foram seis anos desde os últimos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no ano de 2017. A espera foi longa. Os Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá foram adiados duas vezes por causa da pandemia da Covid-19.”, falou.
A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB – Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Fonte / Foto: ASCOM CBT