ArteBahiaCâmara Municipal de SalvadorCulturaDançaMúsicaSão João

Téo Senna pede reconhecimento para quadrilhas juninas

O vereador Téo Senna (PSDB) apresentou o Projeto de Lei nº 103/2024, em 16 de maio, para reconhecer as quadrilhas juninas de Salvador como cultura popular. Na proposição, o parlamentar justificou que esta medida caberá para efeito da Lei nº 9.174/2016, que dispõe sobre a criação do Programa de Incentivo à Cultura, o Viva Cultura, da Prefeitura Municipal.

“As quadrilhas juninas têm buscado incessantemente o apoio do poder público para que não se deixe morrer em nossa capital essa representação popular junina, de tanta tradição em nossa cidade, em nosso estado e em toda a região Nordeste. Por isso, há uma necessidade do seu reconhecimento como cultura popular para que possa inserir seus pleitos no Programa Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador”, explicou o vereador.

Para Senna, a medida é justa e necessária, considerando a aproximação dos festejos juninos na capital baiana. “Estamos iniciando o ciclo de festas juninas em nossa cidade e com certeza a apresentação das quadrilhas nesses eventos irá abrilhantar ainda mais os festejos de São João em Salvador”, defendeu.

O Programa Viva Cultura, mantido pela Prefeitura de Salvador através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), concede incentivos fiscais de apoio e fomento a projetos culturais. Para participar do programa, as quadrilhas juninas precisam ser reconhecidas como cultura popular e estar devidamente registradas na Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq).

Fonte: ASCOM CMS
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

Startup brasileira “Biografia Preta” lança internacionalmente Primeira IA Afroreferenciada na maior feira de tecnologia e inovação do mundo, nesta quinta (14)

Fulvio Bahia

Secretaria da Educação prorroga para o Hackathon Independências

Fulvio Bahia

Festival do Queijo Artesanal da Bahia une música, tradição, inovação e gastronomia em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais