Ação SocialCriançaCulturaEscolaMetrô

Toda quarta-feira é dia de FreePelô

Entrada gratuita na Fundação Casa de Jorge Amado, com ações formativas

Toda quarta-feira é dia de visitar de forma gratuita a Fundação Casa de Jorge Amado, porque é dia de “Uma Quarta de FreePelô”, ação promovida pelo Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, e pela Fundação Casa de Jorge Amado, em correalização com o Sesc Bahia. Todos são bem-vindos.

O “Uma Quarta de FreePelô” realiza também ações formativas e disponibiliza uma van que faz o transporte dos participantes entre a Estação Campo da Pólvora de Metrô e o Pelourinho, no #BORADEMETRÔ para o Pelô.

Estas visitas são agendadas entre escolas públicas e privadas, e nelas as crianças e jovens visitam a Fundação Casa de Jorge Amado e outras instituições do Pelourinho, e participam de atividades no Teatro Sesc Senac Pelourinho especialmente pensadas para incentivar o amor pela literatura.

Nesta quarta-feira (31), haverá uma atividade muito especial entrelaçada com a obra “Quarto de Despejo”, livro da escritora Carolina Maria de Jesus, adotado em vestibulares. Os estudantes visitantes chegarão da Escola Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em Salvador, e as alunas participarão diretamente de uma intervenção artística junto com a cantora Rebeca Tárique. Após a intervenção artística haverá um bate papo com a escritora Gilmara Silva. Os alunos visitarão ainda a Fundação Casa de Jorge Amado e o Solar do Ferrão.

Sobre as participantes  

Rebeca Tárique é cantora, mediadora cultural, compositora, produtora musical, animadora cultural, formada em História, mãe solo e sacerdotisa iniciada para Oyá. Em sua trajetória como artista defende pautas sociais voltadas ao contexto afro-diaspórico e feminino.

Além disso, Rebeca também é embaixadora do projeto Women’s Música Event Brasil (WME), uma das maiores plataformas de música, negócios e tecnologia focada no protagonismo feminino; e faz parte do projeto Favela, um hub de educação e aprendizagem empreendedora, que tem como objetivo promover a diversidade e o desenvolvimento social, econômico e ambiental por meio do empoderamento de grupos e territórios vulnerabilizados.

Gilmara Silva é assistente social, pesquisadora, consultora e palestrante educacional em Diversidade Étnico-racial e de Gêneros com Ênfase nos Direitos Humanos de Pessoas Transexuais, Travestis e Não-Binárias. Escritora do e-book de poesias “Palavras Navalhas Doçuras Libertam” é co-fundadora da Editora Dikebrada. 

“Uma Quarta de FreePelô” antecipa a FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em agosto e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia.

As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba ‘Serviços’). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.

92 sorrisos abertos

Na tarde de quarta-feira, 24 de junho, 92 crianças e jovens alunos da escola Tia Lucia, em Lauro de Freitas, participantes do programa Caminhos para a Cidadania, gerenciado pelo Instituto CCR, foram viver as experiências do “Uma Quarta de FreePelô”. Saíram de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, pegaram o metrô na Estação Retiro, que teve carros (vagões) reservados exclusivamente para a escola pela CCR Metrô Bahia, e desembarcaram na Estação Campo da Pólvora de metrô indo pelo #BORADEMETRÔ para o Pelourinho. O Instituto CCR ofereceu transporte e kits lanches gratuitos para os alunos e professores.

No Teatro Sesc Senac Pelourinho participaram do bate-papo com Yalle Tárique, escritor com apenas 10 anos de idade, que explicou como ele começou a escrever em meio à pandemia de Covid-19 e com o escritor Marcos Cajé, que tem dez livros publicados, faz literatura preta infanto-juvenil e afrofantástica e apresentou à garotada o livro “Themba”, que tem uma mensagem de empoderamento para crianças afrodescendentes.

Depois do encontro no teatro os alunos da escola Tia Lucia visitaram a Fundação Casa de Jorge Amado, onde conheceram a exposição permanente sobre a vida do escritor, acervo e fotografias, e a mostra “Mães Amadas”, comemorativa ao mês de maio, pensada para homenagear mães/mulheres que transitaram estreitamente pelo universo de Jorge Amado. Lá, percorram toda a casa e receberam de presente flores de papel crepom.

Na saída, a visita foi finalizada com a alegria de quem curtiu um bom passeio e iluminada por 92 sorrisos, como o da menina Maria Alice, de 10 anos que declarou que “ouviu muitas histórias interessantes e conheceu livros que ela amou”. Ao lado dela, uma das professoras, Fabiana Costa, enfatizou a importância da realização deste tipo de ação. “As crianças vivenciam de perto a cultura. Para eles este tipo de informação não é acessível por isso foi muito importante eles estarem aqui conhecendo a obra de Jorge Amado, e vendo o exemplo do menino escritor, do autor que faz literatura preta”, declarou.

Antes deste encontro e do bate papo com Yalle Tárique e Marcos Cajé os mediadores culturais do projeto ‘Uma Quarta de FreePelô’  visitaram a Escola Tia Lúcia para desenvolver atividades de arte educação. E um dia depois voltaram lá para realizar mais uma atividade de arte educação e escuta das impressões sobre o passeio.

Serviço

O quê: “Uma quarta de FreePelô”

Quando: sempre às quartas-feiras, das 10h às 18h.

Onde: Fundação Casa de Jorge Amado e Teatro Sesc Senac Pelourinho (Largo do Pelourinho).

Quanto: gratuito

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 350 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,6 milhões de viagens, cerca de 28 milhões de quilômetros rodados e mais de 490 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca 1.370 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2023.

Sobre a Fundação Casa de Jorge Amado

Uma casa de palavras, fiel ao destino que lhe traçaram desde o início quando era apenas um sonho, a Fundação Casa de Jorge Amado — múltipla, inquieta, mutável e mutante, foi inaugurada a 7 de março de 1987 com a missão de preservar e difundir o trabalho do escritor Jorge Amado, garantindo a permanência de sua obra e assegurando-lhe a continuidade através da memória. Localizada no Centro Histórico de Salvado, a Casa abriga uma exposição permanente e o acervo do escritor. Lugar onde tudo acontece, a Instituição é ponto de referência na geografia cultural da cidade, realizando atendimento monitorado às escolas, seminários, oficinas, lançamentos de livros e discos e exposições. A Fundação é também responsável pelo Selo Casa de Palavras e pela realização da Festa Literária Internacional do Pelourinho-FLIPELÔ, considerada um dos principais eventos literários do país.

Sobre o Sesc  

O Sesc é uma instituição de caráter privado e sem fins lucrativos, que há 76 anos transforma milhares de vidas através das ações e projetos que realiza. A instituição beneficia crianças, jovens, adultos e idosos por meio de iniciativas que promovem bem-estar e qualidade de vida, ofertando serviços de excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência. Na Bahia, o Sesc dispõe de 24 unidades fixas, 11 na capital e 13 no interior, além de 3 Unidades Móveis de Saúde e 2 Unidades Móveis de Biblioteca, possibilitando ao seu público oportunidades para o desenvolvimento pleno de seu potencial. São escolas, restaurantes, teatros, academias, hotéis, centros de lazer e convivência e diversos outros espaços que atendem os trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e o público em geral, de ponta a ponta do estado. 

As ações formativas de “Uma Quarta de FreePelô” são apresentadas pelo Ministério da Cultura e Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, com realização da Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o SESC.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Casa de Jorge Amado – Doris Pinheiro
Foto: Anderson Moreira

Related posts

Websérie que retrata histórias dos povos originários de Jequié é lançada no dia Internacional dos Povos Indígenas

Fulvio Bahia

Escola Criativa Boca de Brasa Centro promove balcão tira-dúvidas sobre Bolsa Estímulo 

Fulvio Bahia

Ciranda do Brincar: projeto resgata brincadeiras infantis em comunidades tradicionais da Bahia e dissemina essa memória em escolas públicas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais