BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorTecnologia

TRE-BA firma parceria com prefeitura para instalar Pontos de Inclusão Digital em Salvador

Os pontos funcionarão nas prefeituras-bairro de Valéria, Cidade Baixa e Subúrbio; o presidente Roberto Frank e o prefeito Bruno Reis assinaram o termo de cooperação.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está implantando Pontos de Inclusão Digital (PID) em Salvador. As estruturas, equipadas com computador e acesso à Internet gratuito, foram instaladas nas prefeituras-bairro de Valéria, Cidade Baixa e Subúrbio. O funcionamento está sendo viabilizado por meio de parceria entre o Eleitoral e a Prefeitura de Salvador, formalizada na última sexta-feira (28), após o presidente do TRE-BA, Roberto Maynard Frank, e o prefeito da capital baiana, Bruno Reis, assinarem termo de cooperação técnica. O documento também foi assinado pelo desembargador Vicente Oliva Buratto, coordenador do Núcleo de Cooperação Judiciária do Regional Baiano.  

Os PIDs oferecerão serviços judiciais voltados à realização de consulta processual, atos processuais, a exemplo dos depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colaboradores da Justiça, por meio de sistema de videoconferência. Os terminais de computadores também podem ser acessados para atendimento por meio do Balcão Virtual ou para os serviços on-line disponíveis ao eleitor no site do TRE-BA. 

Conforme a Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o PID, está garantida a possibilidade de serem agregados outros serviços voltados ao acesso à cidadania nos Pontos de Inclusão Digital.

A iniciativa do Regional Baiano alinha-se ao compromisso do CNJ de maximizar o acesso à Justiça, principalmente nos municípios ou regiões onde não há unidade física do Poder Judiciário. Antes de Salvador, o PID foi instalado nos municípios de Mulungu do Morro e Cafarnaum. Naquelas cidades, o serviço teve início na última quarta (26/7).  

O presidente do TRE-BA afirmou que a medida visa garantir aos excluídos digitais o acesso à Justiça. “Atendemos ao chamado do CNJ e buscamos implantar esses pontos de forma integrada no compromisso da ampliação do acesso à Justiça em geral. Levamos os primeiros pontos de inclusão digital ao interior do estado e agora estamos presentes em áreas situadas na periferia da capital”, destacou.

Para o prefeito Bruno Reis, o PID representa um incremento no rol de serviços oferecidos pelas prefeituras-bairro. “Este ano, já superamos a marca dos 300 mil atendimentos nas nossas prefeituras-bairro. Agora, através dessa importante parceria com o TRE, vamos poder ampliar a quantidade de serviços oferecidos à população”, afirma.

O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras Bairro, Luciano Sandes, acompanhou o prefeito durante a formalização da parceria. 

Fonte / Foto: Ascom TRE-BA; RM.

Related posts

Ministério reúne especialistas para analisar investimentos em pesquisa e desenvolvimento do programa Rota 2030

Fulvio Bahia

Governo do Estado discute demandas do agronegócio com entidades do setor

Fulvio Bahia

CCZ promove mais de 100 inspeções contra o Aedes em comunidades de matrizes africanas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais