BahiaFestejosGoverno do EstadoMunicípiosSão JoãoTurismo

Turistas revelam em pesquisa da Setur aprovação ao São João da Bahia

A pesquisa da Setur-BA abrange ainda as zonas turísticas Caminhos do Jiquiriçá (Amargosa), Chapada Diamantina (Lençóis e Senhor do Bonfim) e Caminhos do Sudoeste (Ibicuí).

“Estamos amando a festa junina na cidade. A Bahia é boa demais e tem povo hospitaleiro. O Brasil começou aqui. Então, fizemos nosso roteiro baseado na história e fomos a museus e fortificações. Ficamos sabendo também dos 200 anos da Independência da Bahia”. O depoimento do turista paulista Adilson da Silva foi no São João do Pelourinho, em Salvador, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, durante entrevista para a pesquisa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) sobre o perfil do visitante nos festejos juninos, que contam com o apoio do governo baiano.

“A festa no Pelourinho é linda demais. Vou ficar um mês na Bahia. Já visitei também Itaparica e achei a ilha maravilhosa”, elogiou a turista mineira Mônica Ribeiro.

A pesquisa da Setur-BA abrange ainda as zonas turísticas Caminhos do Jiquiriçá (Amargosa), Chapada Diamantina (Lençóis e Senhor do Bonfim) e Caminhos do Sudoeste (Ibicuí). O levantamento coleta informações sobre a origem do visitante, renda, grau de satisfação com serviços e equipamentos, gasto e tempo de permanência no destino. Os dados serão usados no planejamento de ações futuras da secretaria, para a ampliação do fluxo turístico na Bahia. Este ano, a estimativa é de mais de 1,5 milhão de turistas no período junino.

Somente no São João de Amargosa, no Recôncavo, são previstos 100 mil visitantes, em quatro dias de festa. A cidade está com ocupação hoteleira máxima, além de mais de 100 casas alugadas. “Vendemos nossos pacotes de hospedagem com bastante antecedência, mas o interessante é que a procura tem sido grande também fora do período junino, com público que quer conhecer mais os atrativos da nossa região”, comemorou o hoteleiro Enzo Lomanto.

O pernambucano Celso Lins curte o forró e decidiu esticar a permanência. “Como o São João top de Amargosa acontece nessa região tão bonita, vou aproveitar para fazer alguns passeios pelo Vale do Jiquiriçá, depois do arrasta-pé”.

Já em Ibicuí, no sudoeste baiano, os festejos juninos devem receber 30 mil turistas, em cinco dias de shows gratuitos e eventos privados. Os hotéis da cidade estão lotados, o que fez a procura por hospedagem aumentar em municípios vizinhos. “Temos 100% de ocupação em hotéis e pousadas de Ibicuí, Iguaí e outras cidades. As reservas começaram a ser fechadas em março”, revelou o hoteleiro Pedro Francisco Alves.

A carioca Marina Gonçalves Santos veio pela segunda vez curtir o São João de Ibicuí e explicou o motivo. “Já tinha vindo no ano passado, depois de assistir a vídeos sobre as festas juninas daqui. A cidade é incrível e tem qualidade, organização e segurança”.

Fonte: Ascom/Setur-BA
Foto: Tatiana Azeviche/Setur-BA

Related posts

Brumado: SEMAR e ADAB se reúnem para alinhar campanha de arrecadação de embalagens vazias de agrotóxico

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura inicia circuito junino da Cidade do Forró com shows de Adelmário Coelho e Eduardo Costa

Fulvio Bahia

EXPOSIBRAM 2025 será na Bahia; anúncio foi feito pela CBPM e IBRAM na última terça (26)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais