CulturaDocumentárioMeio Ambiente

TV Brasil estreia série que recria rotas dos viajantes naturalistas

Produção é uma parceria com a Casa Oswaldo Cruz e o ICMBio

Os amantes de história, ciência, natureza e belas paisagens, têm encontro marcado com a tela da TV Brasil neste domingo (17), às 19h30. A emissora pública estreia a produção “Nos Caminhos dos Viajantes”, em parceria com a Casa Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A série percorre novamente as rotas de viajantes naturalistas pioneiros que visitaram o Brasil, como Charles Darwin.

Os primeiros registros científicos de muitas espécies de plantas e animais locais foram realizados por viajantes naturalistas que estiveram no Brasil desde o século 18. Seguindo essa trilha histórica, a série percorre os mesmos caminhos e compara as experiências daquela época com os dias atuais, destacando as espécies e as paisagens que eles relataram e o que podemos observar hoje.

“Nós da EBC celebramos essa parceria vencedora. Através dela, já realizamos juntos a série ‘Parques do Brasil,’ que obteve grande audiência. Na esteira desse sucesso, nasce essa segunda iniciativa. Temos uma grande expectativa porque é um conteúdo de alta qualidade e que bebe nessa fonte que são os programas de natureza, um gênero que tem um apelo muito grande junto ao nosso público”, afirma a Diretora de Conteúdo e Programação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Antonia Pellegrino.

Com cinco episódios, a primeira temporada apresenta áreas naturais protegidas em diferentes regiões do país. Dois narradores conduzem o telespectador nesta aventura: Priscila Rangel interpreta a viajante atual e David Tapajós narra os relatos dos naturalistas do passado.

“A estreia reafirma o compromisso da Casa de Oswaldo Cruz com temas relacionados à história ambiental e das ciências e ao patrimônio natural e cultural, já abordados na série ‘Parques do Brasil’, que produzimos em conjunto com a EBC. Agora nos orgulhamos de levar ao público mais uma produção que também é fruto dessa parceria”, aponta o diretor da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo Pinheiro.

Cada episódio vai explorar diferentes Unidades de Conservação, áreas protegidas por lei que são geridas pelo ICMBio para garantir a preservação da biodiversidade. “Essa iniciativa, levada a frente pela Fiocruz e a EBC, com apoio do ICMBio, recupera a trajetória dos naturalistas e vai revelando também a importância das unidades de conservação. Essa é uma oportunidade para que todos nós, brasileiros, possamos conhecer o trabalho de gestão que é feito nessas unidades, ao associar a estratégia de conservação a uma lógica de desenvolvimento regional e inclusão social”, destaca Mauro Pires, presidente do ICMBio. 

TV Brasil estreia série que recria rotas dos viajantes naturalistas

Fragatas em Abrolhos – Foto: Carlos Sanches

Estreia

O primeiro programa da série apresenta três importantes arquipélagos protegidos do Brasil, que ofereceram aos viajantes naturalistas daquela época as primeiras impressões sobre a natureza brasileira. O primeiro é o arquipélago de São Pedro e São Paulo, um conjunto de rochedos que marca o ponto mais do próximo do Brasil à África, distante 1.100km da costa partindo do Rio Grande do Norte. É considerado um Monumento Natural desde 2018.  O segundo é o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, um lugar paradisíaco com picos vulcânicos, praias, florestas, muitas aves marinhas e espécies únicas. Fechando o episódio, os nossos naturalistas vão até o arquipélago de Abrolhos, na Bahia, e se deslumbram com as baleias-jubarte. Abrolhos é um Parque Nacional desde 1983. O episódio traz relatos de viajantes naturalistas como Charles Darwin, John Casper Branner, Henry Nicholas Ridley e Charles Frederick Hartt. 

Serviço

Nos Caminhos dos Viajantes
Domingos, às 19h30, na TV Brasil
Estreia 17 de março

Ficha técnica 
Direção e produção executiva: Carlos Sanches 
Imagens, pesquisa de campo e análise de conteúdos de história natural: Luciana Alvarenga 
Roteiro: Carlos Sanches, Stephania de Azevedo 
Narração: Priscila Rangel, David Tapajós 
Montagem: Carolina Rodrigues 
Pesquisa e análise de conteúdos históricos: Lorelai Kury 
Trilha Musical: Ricardo Vilas 
Animação: Bárbara Pereira 
Videografismo: Lia Magalhães 
Color correction: Glauco Guigon

Fonte: EBC
Imagem: Divulgação

Related posts

V Jornada do Patrimônio Cultural de Salvador

Fulvio Bahia

Feira da Agricultura Familiar será palco do 1º Festival de Samba de Roda da Bahia

Fulvio Bahia

UFRJ promove competição de barcos movidos a energia solar

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais