A TV Cultura vai exibir no dia 30 de julho, às 16h, o documentário “Ashaninka – Semeadores de Floresta”, que foi produzido em parceria com o Amazon Rainforest Journalism Fund e o Pulitzer Center.
O trabalho foi realizado pela repórter Laís Duarte, que acompanhou até a Serra do Divisor, situada numa região da Amazônia que fica na fronteira do Brasil com o Peru. O documentário mostra o trabalho do povo indígena Ashaninka voltado à recuperação da biodiversidade em áreas degradadas.
Estima-se que, em 30 anos, os Ashaninka recuperaram nada menos do que 87 mil hectares de floresta. Ao todo eles conseguiram plantado, onde antes só existiam grandes pastos, 200 mil árvores nativas e 300 mil pés de açaí.O documentário também mostra a relação da etnia com o urucum, cujas espécies sementes dão origem a uma tinta usada em pintura corporal, e com teares ancestrais, que dão origem a tecidos de algodão fabricados fio a fio.
Outro tema exatamente na reportagem é a arquitetura efêmera dos Ashaninkas, que constrõem e põem abaixo suas casas, para que os mais jovens possam aprender as técnicas envolvidas no processo construtivo.
Fonte: Portal Imprensa
Foto: Divulgação TV Cultura