CulturaImprensaPovos Indígenas

TV Cultura estreia documentário sobre povo indígena que recuperou 87 mil hectares de floresta na Amazônia

A TV Cultura vai exibir no dia 30 de julho, às 16h, o documentário “Ashaninka – Semeadores de Floresta”, que foi produzido em parceria com o Amazon Rainforest Journalism Fund e o Pulitzer Center.

O trabalho foi realizado pela repórter Laís Duarte, que acompanhou até a Serra do Divisor, situada numa região da Amazônia que fica na fronteira do Brasil com o Peru. O documentário mostra o trabalho do povo indígena Ashaninka voltado à recuperação da biodiversidade em áreas degradadas.

Estima-se que, em 30 anos, os Ashaninka recuperaram nada menos do que 87 mil hectares de floresta. Ao todo eles conseguiram plantado, onde antes só existiam grandes pastos, 200 mil árvores nativas e 300 mil pés de açaí.O documentário também mostra a relação da etnia com o urucum, cujas espécies sementes dão origem a uma tinta usada em pintura corporal, e com teares ancestrais, que dão origem a tecidos de algodão fabricados fio a fio.

Outro tema exatamente na reportagem é a arquitetura efêmera dos Ashaninkas, que constrõem e põem abaixo suas casas, para que os mais jovens possam aprender as técnicas envolvidas no processo construtivo.

Fonte: Portal Imprensa
Foto: Divulgação TV Cultura

Related posts

Último fim de semana de “Um Defeito de Cor” no Muncab tem entrada gratuita

Fulvio Bahia

Aluno do Neojiba representará o Brasil em encontro de orquestras juvenis na Argentina

Fulvio Bahia

Bienal do Livro: Escritores que você precisa conhecer na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais