BahiaCulturaEntretenimentoFestejosGoverno do EstadoLazer

TVE transmite programação especial sobre o Bicentenário da Independência

A exibição começa nesta quarta-feira (14), às 16h, com horário alternativo aos sábados (8h) e aos domingos (9h) durante o mês de junho.

A TVE celebra os 200 anos da Independência do Brasil na Bahia com a maior cobertura sobre o tema, trazendo diversos conteúdos que exploram os detalhes deste momento histórico tão importante. Filmes, séries, documentários, programas especiais, interprogramas e reportagens vão ao ar a partir do mês de junho.

A emissora exibe em seus intervalos uma série de Interprogramas sobre o bicentenário, com relatos de grandes nomes, entre eles, do professor Milton Moura e do historiador Cid Teixeira, sobre a história da luta dos baianos pela consolidação da independência do Brasil.

Um conjunto de outros conteúdos, apresentados pelo ator e diretor teatral, Jackson Costa, está sendo exibido diariamente nos intervalos da programação, contando a história e fatos de personagens essenciais para a Independência.

A TVE exibe ainda um conjunto de reportagens especiais apresentada pelo jornalista José Raimundo, resgatando a história e personagens deste momento de lutas e conquistas. A exibição começa nesta quarta-feira (14), às 16h, com horário alternativo aos sábados (8h) e aos domingos (9h) durante o mês de junho.

No dia 25 de Junho a emissora realizará uma cobertura especial da cidade de Cachoeira, marcando o início das comemorações. E, no dia 2 de julho, uma transmissão com o início do Cortejo em Salvador.

Os programas TVE Revista (12h) e TVE Notícias (18h30) apresentarão reportagens especiais e entrevistas sobre os 200 Anos da Independência durante todo o mês.

O especial ‘Dois de Julho — Guerra da Independência da Bahia’, será exibido na segunda-feira (26), às 20h, no domingo (02/07), às 11h, na quarta-feira (05/07), às 20h e na quinta-feira (20/07), às 21h. Dirigido por Renato Barbiere, a obra tem narração de Zezé Motta e conta, em detalhes, o processo da Guerra, com ilustrações e relatos de historiadores baianos de Salvador, Recôncavo e Barreiras.

‘Balizando o 2 de Julho’, com direção e roteiro de Fabíola Aquino e Márcio Lima, mostra a passagem do desfile do 2 de julho pela região do Beco do Rosário, na Avenida 7 de Setembro. O documentário destaca a participação de uma baliza trans e um balizador gay, enquanto testemunha a reação popular e espontânea de suas performances. O filme será exibido também na segunda (26), às 22h, e na terça-feira (04/07), às 21h.

Na quarta (28), às 22h, a emissora apresenta ainda o documentário ‘Invisíveis do Paraguaçu’, de Lucas Mascarenhas e Tamires de Jesus, que evidencia a grande importância que os Caboclos têm na formação cultural e religiosa das cidades irmãs do Recôncavo: Cachoeira e São Félix, com exibição também na segunda (10/07), às 22h.

Já na quinta-feira (29), tem a exibição do curta-metragem documental ‘2 de Julho – Um Sonho de Liberdade’, às 21h, da Fundação Gregório de Matos, que retrata a importância da Independência da Bahia na construção da identidade cultural do povo baiano. A obra tem horário alternativo na sexta-feira (06/07), às 21h30.

O programa Bem Bahia – ‘Especial 2 de Julho’, terá matérias relacionadas ao tema e à festa, na quinta (29), às 22h, com horários alternativos na sexta-feira (30), às 19h, e no domingo (02/07), às 18h.

No domingo do feriado (02/07), às 14h, tem ainda a exibição do documentário ‘Os Heróis do Brasil – Independência da Bahia’. O filme, dirigido por André Sobral e Fabrício Mendieta faz um relato histórico da guerra com a dramatização de alguns de seus personagens: Maria Quitéria, Maria Felipa e Lord Cochrane, entre outros.

Além do documentário, a TVE transmite no domingo (02/07) os shows no Parque de Exposições que, neste dia, terá sua programação voltada para a celebração do Bicentenário, com a presença de Daniela Mercury, Bell Marques, Zé Neto e Cristiano, João Gomes, Solange Almeida e Leo Santana.

A obra ‘Sol da Bahia’, será exibida na segunda (03), às 22h30, com horário alternativo no sábado (15/07), às 21h. Com roteiro e direção de Orlando Senna, o documentário retrata, de forma criativa, um dos grandes eventos da independência do país ainda desconhecida pela maioria dos brasileiros. O documentário mistura relatos com interpretação de importantes personagens da guerra, como Madeira de Melo, Maria Felipa, Maria Quitéria, Corneteiro Lopes e o indígena cacique Jacaré.

Produção exclusiva da TVE, o documentário ‘2 de Julho: A festa da Independência na Bahia’, dirigido pelo cineasta Tuna Espinheira, destaca o papel da Bahia como grande responsável pela Independência do Brasil, além de contar com depoimentos de historiadores, especialmente de Cid Teixeira, e filmagens dos túmulos de heróis, dos locais onde aconteceram as principais batalhas, e do desfile. A obra vai ao ar na sexta-feira (07) e no sábado (29), às 21h30.

Fonte: Ascom/TVE
Foto: Joá Souza

Related posts

Filhos de Jorge se apresentam em evento em prol do Hospital Martagão Gesteira

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura recebe Selo Transparência concedido pelo Ministério Público Estadual sobre gastos com São João 2023

Fulvio Bahia

Teatro Gregório de Mattos recebe espetáculo “Palafitas” neste final de semana em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais