CapacitaçãoEducaçãoSalvador

UFBA celebra 77 anos de fundação e 200 anos de independência da Bahia com grande encontro para discutir Cultura e Arte

A Unicamp, UFRJ, UFMG, UFPE, UFABC, UFJF, UFSC, UFPR, UFRN, UFCA, UFU, UFRB, além da própria UFBA estarão com seus representantes no evento.

A Universidade Federal da Bahia realiza o I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras. O evento acontece no Salão Nobre da Reitoria, de 03 a 05 de julho, e integra as celebrações dos 77 anos da UFBA e dos 200 anos de independência do Brasil na Bahia, comemorados em 2 de julho de 2023. As inscrições estão abertas em http://www.inscricaoculturaarte.ufba.br/.

A programação reúne representantes de instituições de ensino superior, entidades do campo artístico-cultural e representantes dos órgãos de cultura dos governos federais, estaduais e municipais, para discutir as múltiplas possibilidades de institucionalização da gestão das ações de cultura e arte no âmbito das universidades, buscando ampliar sua contribuição para o campo cultural e artístico brasileiro e global, estreitando laços entre universidades, governos e setores sociais, com seus respectivos agentes, comunidades e territórios.

O evento já tem confirmadas participações de pesquisadores de mais de uma dezena de universidades: Unicamp, UFRJ, UFMG, UFPE, UFABC, UFJF, UFSC, UFPR, UFRN, UFCA, UFU, UFRB, além da própria UFBA. Estarão em debate as diversas experiências de gestão da cultura nas universidades, o que irá possibilitar obter, ao final do evento, uma síntese crítica de diferentes modelos de institucionalização das práticas, equipamentos e corpos artísticos estáveis na Universidade Pública brasileira.

Veja os objetivos do evento e a programação já confirmada. Inscreva-se e participe!

O I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras tem como objetivos:

>> Analisar e desenvolver a cultura e a arte no âmbito das universidades federais brasileiras;

>> Ampliar a contribuição das universidades federais para as culturas e artes brasileira e local;

>> Aprimorar a intercâmbio cultural e artístico entre as universidades federais e entre elas, os demais setores da sociedade, os agentes, as comunidades e territórios;

>> Discutir e implementar mapeamentos, diagnósticos, políticas e planos de cultura e arte nas universidades federais sintonizamos com planos nacionais de cultura e arte;

>> Contribuir para a construção e consolidação de uma cultura cidadã e democrática, que se contraponha às culturas autoritárias em todos as suas vertentes.

Fonte / Imagem: UFBA

Related posts

Prefeitura de Salvador vistoria áreas de risco com sistemas de alarme 

Fulvio Bahia

Prefeitura e Cruz Vermelha iniciam treinamento para programa Acesso Mais Seguro 

Fulvio Bahia

Instituto Cervantes promove encontro gratuito de poetisas para celebrar Dia Mundial da Poesia e Mês da Mulher

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais