BahiaEducação

UFBA inaugura primeiro prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

A Universidade Federal da Bahia entregou à comunidade acadêmica, na última quarta-feira (13) , o novo prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac), no Campus de Ondina. Trata-se da primeira das duas torres que constam do projeto original de construção do Ihac.

A obra entregue contempla – o bloco A – engloba uma área construída de aproximadamente 7.688,35 m², distribuídos da seguinte forma: o nível térreo será destinado a atividades mais gerais (arena, sala de exposições, serviços de gráfica, etc.), de forma integrada com os usos previstos nas edificações do entorno imediato; e os outros pavimentos destinam-se à atividades específicas do Ihac (secretaria conjunta, laboratórios de informática, salas multiuso, gabinetes, laboratórios etc.).

Hora de festejar

Para o diretor do Ihac, professor Luis Augusto Vasconcelos da Silva, “apesar das dificuldades e desafios na gestão de uma unidade complexa como o IHAC, temos muito a festejar”. O instituto foi criado em 2008 como unidade universitária, com o objetivo de sediar os bacharelados interdisciplinares e programas de pós-graduação – orientados por uma visão multi/inter/transdisciplinar do conhecimento.

Segundo o diretor, a importância desse espaço para toda a comunidade se revela em diferentes aspectos. Além de uma referência afetivo-identitária para estudantes, técnicos e docentes – que poderão se referir efetivamente a esse novo espaço como “o prédio do IHAC” – , o bloco A responde a uma história de muitos desafios e de crescimento da comunidade da unidade.

“São muitos desafios diários vividos por esta comunidade, mas também há avanços e conquistas. Hoje, uma delas é este novo prédio, um espaço administrativo, de aulas, multiuso e de convivência. Certamente, esse prédio vem renovar um sentido de pertencimento e dar novo ânimo a esta comunidade, para que continue, juntamente com outras unidades acadêmicas, a fazer da UFBA o que é, uma universidade mais inclusiva e de excelência – uma universidade nota 5”, conclui Vasconcelos.

Conclusão do Bloco B

Inicialmente projetado para alocar toda a parte administrativa e gabinetes/grupos de pesquisa, o bloco B depende da liberação de novo orçamento para ser finalizado. No cenário atual, grande parte dos setores administrativos será alocada no bloco A, enquanto grupos de pesquisa, alguns laboratórios e os programas de pós-graduação continuarão no PAF V.

Fonte / Imagem: ASCOM UFBA

Related posts

Defensoria lança coletânea inédita com teses vitoriosas acolhidas pelo STJ e STF

Fulvio Bahia

Inscrições para 9.765 vagas de cursos da Educação Profissional serão encerradas nesta terça-feira (18)

Fulvio Bahia

Pessoas com deficiência intelectual e autismo contam com nova unidade para acompanhamento multidisciplinar na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais