BahiaBrasilImprensaSalvador

Ufba pesquisa uso da inteligência artificial pela imprensa

Estudo é fruto de parceria com a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Santiago de Compostela

O uso de inteligência artificial no jornalismo tem sido discutido por profissionais de diversas áreas internacionalmente. Pensando nesse cenário, surgem iniciativas como o “Questionário Jornalistas e Inteligência Artificial: Percepções, práticas, desafios e oportunidades”. 

Em fase de coleta de dados, a pesquisa busca disponibilizar publicamente as evidências sobre o atual estado de percepção e de práticas resultantes da adoção de Inteligência Artificial (IA) por jornalistas profissionais no contexto Ibero-Americano. 

A pesquisa considera IA todas as formas computacionais automatizadas que apoiem os jornalistas a recolher, analisar e apresentar informações, classificar dados, identificar padrões, gerar pistas e criar conteúdo escrito e audiovisual (imagens, áudio, vídeo, código).

Quem desejar contribuir com a pesquisa, deve preencher o formulário (https://forms.office.com/e/hhWmkAV7Wm), feito exclusivamente para os profissionais da imprensa que atuam no Brasil. As questões permeiam práticas de trabalho e reflexões deontológicas sobre o fazer jornalístico.

A equipe à frente do projeto conta com a professora da Faculdade de Comunicação da Ufba, Suzana Barbosa; a também professora e jornalista, Sara Perez Seijo – da Universidade de Santiago de Compostela -, e Paulo Nuno Vicente, jornalista e professor na Universidade Nova de Lisboa.

O projeto possui apoio do Sindicato dos Jornalistas Portugueses (SJ), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), Federación de Asociaciones de Periodistas de España (FAPE) e Red de Colegios Profesionales de Periodistas.

Fonte: ABI
Foto: Divulgação / Canva

Related posts

Terceira edição do Prêmio Mulher Notável homenageará mulheres de destaque na luta pelo empoderamento

Fulvio Bahia

Campanha nas ruas conscientiza sobre o respeito às mulheres e orienta em caso de violência

Fulvio Bahia

Voo da Fênix – Feira de serviços da Ouvidoria Cidadã beneficia cerca de 300 pessoas da comunidade quilombola do Quingoma, em Lauro de Freitas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais