BrasilEsporteInternacionalMulher

UFC 292: Amanda Lemos relata ódio em redes sociais, mas garante: “Nada disso me abala”

Paraense de 36 anos disputa cinturão peso-palha contra a chinesa Weili Zhang neste sábado (19) e analisa duelo: “Acredito que ela vai vir querer brigar, mas também vai querer botar para baixo”

Amanda Lemos, que pode se tornar campeã peso-palha (até 52,2kg) no UFC 292 neste sábado (19), em Boston, garante estar com a mente blindada às vésperas da luta com a campeã Weili Zhang. A lutadora paraense de 36 anos cita dois exemplos para demonstrar isso: a postura de familiares e amigos às vésperas da luta mais importante de sua vida e a maneira como lida com haters e torcedores da rival chinesa.

“Estou com a mente blindada, procuro focar nos meus treinos. Comentários não são coisas que tiram meu foco. A minha mentalidade é focada na luta, na oportunidade, e oro a Deus para que ele me blinde da maldade do ser humano, dos comentários ruins, dos xingamentos que recebo. Nada disso me abala (…). Os fãs dela que ficam mandando mensagens no direct do meu Instaram, nos comentários, nas minhas fotos, ficam falando besteira (…). Não sei te falar (o motivo), não sei te explicar. Não comento nada, não tenho o que falar de mal dela”, disse Amanda em entrevista ao Combate.

Diante de sua primeira luta com o cinturão do UFC em jogo, Amanda Lemos também ressalta que quem está ao seu lado tem sabido se comportar para não elevar ainda mais a pressão de uma luta desse tamanho.

– A minha família e meus amigos próximos já me conhecem. Gosto de estar aqui focada, treinando, e chego em casa e descanso. Não gosto de o tempo todo ter que ficar falando (da luta), ter que ficar respondendo, ficarem me fazendo pergunta de tudo. Não gosto! Eles já me conhecem, sabem e super me respeitam. Quando estão aqui em casa não tocam no assunto, a gente fala de outras coisas.

O duelo pelo título marcará a décima apresentação de Amanda Lemos no UFC, onde soma sete vitórias e duas derrotas. A brasileira, que perdeu para Leslie Smith logo em sua estreia na organização, depois emendou cinco vitórias até enfrentar Jéssica Bate-Estaca. Diante da compatriota e ex-campeã em abril de 2022, foi finalizada logo no primeiro round na luta que poderia colocá-la na disputa do cinturão. Nada que a esmorecesse. No mesmo ano, finalizou Michelle Waterson-Gomez e nocauteou Marina Rodriguez para não deixar dúvidas de que merecia sua chance de ser campeã. 

– Venci as duas últimas lutas. Venci e convenci. A gente até achou que não fosse (acontecer a disputa do título na sequência), a gente pensou devido a Yan (Xiaonan), todo mundo especulou de duas chinesas em seu país. Mas confio em Deus e se for da vontade dele será meu momento, será a minha hora. Wallid (Ismail, empresário) também brigou por mim lá, pediu, e graças a Deus veio a chance pelo cinturão. 

A trajetória de Weili Zhang no UFC tem as mesmas sete vitórias e duas derrotas, mas com mais experiência em disputas de título. A chinesa de 34 anos foi campeã em agosto de 2019 ao nocautear Bate-Estaca e depois ainda defendeu o título contra Joanna Jedrzejczyk. Na sequência, em 2021, perdeu o título para Rose Namajunas e também a revanche com a americana. Zhang voltou a vencer Joanna depois disso e em novembro de 2022 chegou ao título, agora batendo a então campeã Carla Esparza.

– A chinesa é uma atleta dura, vai ser uma guerra dentro do octógono! Ela é campeã, mérito todo dela (…). A gente está super motivada, eu estou super ansiosa para dividir o octógono com ela. Vai ser uma guerra, mas acredito que no final vou sair com o braço erguido (…). Acredito que ela vai vir querer brigar, ela é brigona, mas acredito também que vai querer botar para baixo. As pessoas falam muito do meu jiu-jítsu, ainda não consegui mostrar, mas já evoluí demais. E estou preparada para tudo que ela tiver para mim, tanto em cima como embaixo. Tenho certeza de que a galera vai se surpreender.

O compromisso no UFC 292 será a terceira luta principal de Amanda Lemos, que garante estar com o gás em dia para cinco rounds. O peso também não é problema para ela. 

– O peso está muito tranquilo. Meu peso é algo que venho trabalhando também, sempre bato na quinta-feira (dois dias antes da luta), não gosto de deixar para sexta porque tenho receio de acontecer algo no meu corpo e travar. Sempre procuro bater na quinta para estar despreocupada. Meu peso nunca foi um problema – completou a lutadora.

UFC 292
19 de agosto de 2023, às 19h30 (de Brasília), em Boston (EUA)

CARD PRINCIPAL:
Peso-galo: Aljamain Sterling x Sean O´Malley
Peso-palha: Weili Zhang x Amanda Lemos
Peso-meio-médio: Neil Magny x Ian Machado Garry
Peso-galo: Mario Bautista x Da’Mon Blackshear
Peso-galo: Marlon Vera x Pedro Munhoz

CARD PRELIMINAR:
Peso-médio: Chris Weidman x Brad Tavares
Peso-médio: Gregory Robocop x Denis Tiuliulin
Peso-leve: Austin Hubbard x Kurt Holobaugh
Peso-galo: Brad Katona x Cody Gibson
Peso-médio: Gerald Meerschaert x Andre Petroski
Peso-mosca: Andrea Lee x Natália Silva
Peso-mosca: Maryna Moroz x Karine Silva

Fonte: Combate | Foto: Chris Unger/Zuffa LLC

Related posts

Alagoinhas: SEMAS leva Prevenção, Informação e Práticas de Cuidado Materno-infantil para as unidades do SUAS e do SUS durante o mês da mães

Fulvio Bahia

Feminicida é preso no estado menos de 24 horas após o crime

Fulvio Bahia

Campanha de incentivo à doação de sangue marca Dia Mundial do Doador 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais