A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a programação da 17° edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Com o tema “Conexões afroindígenas: diáspora, identidades e antirracismo”, o Fórum 2023 enfatiza a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.
O evento acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, de forma presencial e virtual, com transmissão pela TV UFRB, e pretende ampliar as bases epistemológicas das relações étnico-raciais, a relação entre mundos, as fronteiras e os territórios existenciais potencializados pelas Ações Afirmativas e propor estratégias de enfrentamento ao racismo.
A abertura oficial será realizada no dia 21 de novembro, às 14h, no Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa, com a participação da professora Josiléia Kaingang, chefe de Gabinete do Ministério dos Povos Indígenas, e da professora Dyane Brito, diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL). A programação se estende aos demais Centros da UFRB a partir do dia 22. Em todos os campi haverá atividades artístico-culturais; apresentações de trabalhos em sessões temáticas e publicações em anais; oficinas e minicursos; e lançamento de livros.
As inscrições seguem abertas até o dia 20 de novembro e podem ser realizadas no Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Além da comunidade acadêmica, o público externo também está convidado para participar do evento. Confira o tutorial em vídeo da inscrição em eventos no SIGAA.
Mais informações sobre o Fórum 2023 no site ufrb.edu.br/forum.
Fonte: UFRB
Imagem: Divulgação