Nesta primeira etapa a programação priorizará a poesia falada e cantada, pensando em dialogar com os jovens e convidando-os a transitar pela fruição e aprendizagem, que terá a literatura oral como matéria-prima maior
A Fundação Casa de Jorge Amado, com apoio do Grupo CCR, passa a realizar, a partir desta quarta-feira (10) “Uma Quarta de FreePelô”, programa em correalização com o Sesc Bahia que promoverá, de forma gratuita, todas as quartas-feiras, o contato de crianças e jovens com o universo da literatura.
Estão programadas ações formativas e artísticas onde estudantes de escolas públicas de Salvador e da Região Metropolitana visitarão a Fundação Casa de Jorge Amado e outras instituições do Centro Histórico, e participarão de uma programação especialmente pensada para o evento e que acontece em espaços como a Arena e o Teatro Sesc Senac Pelourinho, o Café Zélia Gattai e o Museu Eugênio Teixeira Leal. O objetivo é contribuir para a formação do leitor, por meio do estímulo ao prazer da leitura, a partir do contato direto com o texto literário. A inciativa tem a correalização do SESC Bahia e o apoio do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia.
A programação funcionará também como “um esquenta” para a FLIPELÔ (9 a 13 de agosto), mas prosseguirá após a realização da festa literária. Na primeira fase dos encontros, professores e estudantes, ao visitarem a Fundação Casa de Jorge Amado, terão a orientação de monitores e ganharão uma cartilha e um conjunto pedagógico sobre a vida de obra de Jorge Amado para serem aplicados em sala de aula. Em seguida seguirão para o Teatro Sesc Senac Pelourinho onde participarão de uma programação artística, também gratuita.
Poesia falada e cantada
Nesta primeira etapa a programação priorizará a poesia falada e cantada, pensando em dialogar com os jovens e convidando-os a transitar pela fruição e aprendizagem, que terá a literatura oral como matéria-prima maior. Assim, no dia 10 de maio, a partir das 14h30, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, jovens estudantes de escolas do entorno do Centro Histórico conhecerão o trabalho da dupla Cold Mansa e Cosca que apresenta a performance “Griotagem: rima e poesia improvisada”.
Cleber Souza é o nome de batismo de Cold Mansa, um jovem afro MC nascido e criado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, cria das rodas de freestyles e dono de versos melódicos, quentes e empoderados da cena soteropolitana. André Costa, conhecido também como Cosca, é natural da capital baiana e morador do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Produtor cultural, designer gráfico, fotógrafo, poeta e músico ele é idealizador de projetos como a Classudos – Rap Jazz, 3º Round – Circuito de Rima Improvisada, Sarau e Slam – Boom Poético e Semana Baiana de HipHop tem na Cultura Urbana e Arte Negra seu nicho de atuação. Cosca é, ainda, sócio fundador da Kalifa LXXI, produtora especializada em Cultura Urbana e HipHop, e um dos produtores responsáveis pela produção das duas primeiras mixtapes do Rapper Emicida em Salvador. A Kalifa LXXI é organizadora de uma das principais batalhas de rima improvisada do Brasil, o 3º round Circuito de Rima Improvisada.
De volta à escola
“Uma Quarta de FreePelô” é um programa de ações formativas que começa antes mesmo dos estudantes chegarem ao Centro Histórico. Em sala de aula eles são preparados em suas escolas pelos professores para o que viverão durante a visita, recebem informação e discutem sobre o escritor ou literatura com o qual terão contato. Ao chegar no Centro Histórico, após a visita à Fundação Casa de Jorge Amado e a participação no evento artístico eles são convidados a se expressar no microfone aberto no palco, através da música, da poesia, do que quer que tenham produzido a partir desta experiência. Acontece então um sarau improvisado.
De volta à escola, no dia 11 de maio, quinta-feira, às 14 horas, os alunos participarão de “Griotagem – Construção Rimas Criativas”, uma ação desenvolvida pela Kalifa LXXI, uma atividade de arte-educação que tem como objetivo principal o desenvolvimento das habilidades de composição de rimas e poesia em jovens estudantes de escolas públicas da Bahia e espaços educacionais ligados ao Sesc. Esta oficina busca oferecer aos participantes uma experiência estimulante e criativa, com o intuito de aprimorar suas habilidades artísticas e poéticas.
“Uma Quarta de Free Pelô” é um programa que está apenas começando e que levará a jovens da Rede Pública de ensino a literatura feita em nosso país ao mesmo tempo que trará estes mesmos jovens aos Centro Histórico de Salvador, não só para conhecer a vida e obra de Jorge Amado, mas também os museus, o patrimônio histórico de sua cidade e para ter contato com performances artísticas com as quais, se identificando, possam passar abrir mais espaço para conhecer o que de bom tem sido produzido na literatura da belíssima língua portuguesa.
As ações formativas de “Uma Quarta de FreePelô” são apresentadas pelo Ministério da Cultura e CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, com realização da Fundação Casa de Jorge Amado em correalização com o SESC.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fundação Casa de Jorge Amado – Doris Pinheiro