BahiaEconomiaIndustria

UNIPAR inaugura fábrica para atender saneamento e setores de higiene e limpeza do Nordeste


Empresa anunciou que implantará novos equipamentos com foco no agronegócio

A Unipar, do empresário Frank Geyer Abubakir, avança em sua estratégia de expansão ao inaugurar sua nova fábrica no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (BA). A unidade foi projetada para suprir a crescente demanda por ácido clorídrico, hipoclorito de sódio e soda cáustica — produtos para o saneamento básico e para os setores de higiene e limpeza — no Nordeste, região que deverá liderar o desenvolvimento de infraestrutura sanitária na próxima década. Além disso, a empresa já estruturou a implantação de novos equipamentos para direcionar parte da produção para o agronegócio também.

“A inauguração dessa unidade é um marco na história da Unipar. Estamos expandindo não apenas nossa capacidade produtiva, mas também nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e proximidade com os clientes. Vamos atender principalmente a expansão do saneamento básico previsto pelo marco do setor e também os segmentos de produtos de higiene e limpeza. Pilares essenciais para a saúde, dignidade e qualidade de vida de toda as pessoas”, destaca Rodrigo Cannaval, CEO da Unipar.

Este é o primeiro projeto greenfield da Unipar – concebido, planejado e executado integralmente pela empresa, sem aproveitar estruturas pré-existentes. Com tecnologia de ponta e ecoeficiência, a unidade, iniciada em dezembro de 2024, tem capacidade instalada para produzir 20 mil toneladas de cloro, 22 mil toneladas de soda cáustica, 23 mil toneladas de ácido clorídrico e 160 toneladas de hipoclorito de sódio por ano. Serão implantados ainda equipamentos para viabilizar a produção de matérias primas para o agronegócio.

Localizada estrategicamente, a nova planta da Unipar em Camaçari oferece fácil acesso a importantes vias de transporte e ao Porto de Aratu, fundamental para o escoamento da produção. Esse posicionamento fortalece a competitividade da empresa e garante melhores condições no transporte dos produtos. Além de expandir a capilaridade geográfica da Unipar, marcando sua primeira unidade fora do Estado de São Paulo, a fábrica está alinhada às metas do Marco Legal do Saneamento, que busca assegurar o acesso à água e ao tratamento de esgoto.

Energia limpa e eficiência

Toda a energia elétrica utilizada na fábrica de Camaçari é proveniente de fonte 100% renovável, gerada no Parque Eólico de Tucano, também na Bahia. A Unipar, por meio de uma joint venture, atua como autoprodutora e possui participação em 25 aerogeradores, que juntos somam uma potência de 60 megawatts, dentro do total de 155 MW de capacidade instalada do empreendimento. Essa operação reforça o compromisso da empresa com a meta de ultrapassar 80% de uso de energias renováveis em sua matriz energética até 2025, no Brasil.

Concebida para otimizar o consumo de energia, a unidade adota a tecnologia de membrana zero gap, que reduz o consumo de energia elétrica em aproximadamente 10% em comparação às tecnologias tradicionais.

“A nova fábrica foi projetada para ser uma referência em segurança, eficiência e sustentabilidade, alinhando nosso crescimento às demandas do mercado e aos princípios de responsabilidade ambiental, enquanto reforçamos nosso compromisso de reduzir impactos e ampliar o uso de energias renováveis”, enfatiza Ricardo Congro, diretor Industrial da Unipar.

Desenvolvimento e compromisso socioeconômico

A construção da unidade gerou mais de 350 empregos diretos e indiretos. Hoje a operação mantém mais de 50 postos entre próprios e terceiros. Para qualificar a mão de obra local, a Unipar investiu aproximadamente 6 mil horas em treinamentos, abrangendo programas de capacitação técnica, normas regulamentadoras e segurança no trabalho.         

Além disso, desde 2023, a região de Camaçari foi incluída como prioritária no Edital de patrocínio de projetos sociais da Unipar e Instituto Unipar – Projetos Incentivados e Não Incentivados. O regulamento permitiu a apresentação de projetos a serem patrocinados com recursos próprios ou através de mecanismos como a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), o Fundo do Idoso, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

Em 2024, os projetos apoiados pela Unipar na Bahia impactaram mais de 80 mil pessoas, reforçando o compromisso da empresa com a preservação da cultura e da memória. Entre essas iniciativas, destaca-se o livro “Iconografia Baiana”, que dá visibilidade a importantes obras que contam a história do Brasil e da Bahia, preservadas pelo Instituto Flávia Abubakir, fundado por Flávia e Frank Geyer Abubakir.

Para 2025, as iniciativas selecionadas são:

  • O Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, busca reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, oferecendo exames de última geração, que garantem diagnósticos eficazes e cuidados adequados;
  • O Instituto Mais Ação promove o projeto “Sementinhas do Esporte”, em Tucano, que proporciona formação integral para crianças de 6 a 14 anos matriculadas em escolas públicas, inspirando valores como trabalho em equipe, respeito e superação por meio do esporte;
  • O Instituto Água Viva, com o projeto “Odontovan”, oferecerá atendimento odontológico itinerante em Camaçari e regiões próximas. A iniciativa irá beneficiar o público idoso, realizando procedimentos como profilaxia, restaurações e extrações, além de orientar sobre a importância da higiene bucal e medidas preventivas;
  • Judô Mais, ensina judô para crianças de escolas públicas, com foco na inclusão social.

Pesquisas periódicas e relacionamento com a comunidade local

Com intuito de embasar as ações de acordo com as necessidades locais, a Unipar realiza anualmente pesquisas nas comunidades próximas. Em Camaçari, foram ouvidas mais de 300 pessoas entre 2023 e 2024, e com base nessa pesquisa, a Unipar se aproximou institucionalmente do Conselho Comunitário Consultivo (CCC).

Por ser associada à FIEB, e ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC), a companhia tem participado ativamente de diferentes comissões técnicas na região, como do Conselho de Sustentabilidade (CS), Fórum Grandes Indústrias – Grupo de Sustentabilidade, da Comissão de Comunicação/Responsabilidade Social e do Conselho Comunitário Consultivo (CCC), promovendo o diálogo entre indústrias, sustentabilidade e desenvolvimento local.

Hoje também é inaugurado em Camaçari o programa Fábrica Aberta, iniciado há 40 anos em Cubatão, em São Paulo, e promovido atualmente em todas as unidades da companhia. A iniciativa tem como objetivo abrir as portas das fábricas para visitação e diálogo com a comunidade, reforçando o compromisso da empresa com a transparência, a segurança e a responsabilidade em suas operações.

“Nossa participação em iniciativas locais reflete o compromisso da Unipar em construir relações transparentes e contribuir para o crescimento harmonioso da região. Acreditamos que a troca de experiências e parcerias em cada região são fundamentais para o sucesso do nosso trabalho e o bem-estar das comunidades”, conclui Rogério Catarinacho, diretor da fábrica de Camaçari.

Sobre a Unipar

A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André (SP), Cubatão (SP), Camaçari (BA) e também em Bahía Blanca, na Argentina. A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.

A Unipar é signatária do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.

Fonte / Foto: Via Press

Related posts

Secretária da Saúde da Bahia se reúne com agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias

Fulvio Bahia

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

Fulvio Bahia

Salvador se destaca pelo elevado investimento na área social e boa saúde fiscal no terceiro quadrimestre de 2022

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais