ArteCulturaDançaLazerTeatro

Universidade Livre do Vila apresenta “Levante Poético sobre Identidade”

Com dramaturgia coletiva, o ato cênico abraça as complexidades do teatro contemporâneo e oferece ao público experiências sonoras e sensoriais

A identidade está no todo ou no indivíduo? Por que falar sobre esse assunto? Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, a universidade LIVRE do Teatro Vila Velha apresenta “terrAquosa: Um Ato de Nós Por Nós!”, um levante poético. A produção do 10º ano do projeto de formação do Vila explora questões profundas de identidade, memória e resistência por meio de uma jornada multifacetada que combina um poderoso coro e depoimentos pessoais. As apresentações acontecem no Teatro Vila Velha, às 19h, e os ingressos poderão ser adquiridos diretamente no teatro no esquema pague o quanto puder.  

A convite do diretor artístico do Teatro Vila Velha, Márcio Meirelles, o encenador e preparador corporal, Jaya Batista, provocou os participantes a discutirem e construírem uma dramaturgia a partir de questões pessoais que os conectam como coletivo. “Se trata de estar e criar em coro”, pontua o encenador, enfatizando que um processo formativo para o teatro passa primeiro por uma compreensão do trabalho em grupo. “Acredito que esses são os princípios que a gente aprende com o teatro: se trata de um fazer coletivo. É o que nos mantém. Cantar, dançar, ler e partilhar momentos juntes. Saber atuar, jogar com tudo isso, dar liberdade em cena. Liberdade para que as coisas aconteçam”, contextualiza o artista.

Além da encenação, a preparação de corpo da turma teve como mote a ancestralidade dos ritos e mitos afro-brasileiros, conduzida pelo coreógrafo e dançarino, Negrizu Santos. Já o processo de construção sonora, entre musicalização e canto, foi conduzido pela multi-instrumentista Carla Suzart. 

SOBRE A LIVRE

A universidade LIVRE é um programa de formação de atores e atrizes do Teatro Vila Velha, idealizado por Márcio Meirelles,  com duração de três anos. Em 2023, o 10º ano do projeto tem como foco central de estudo e investigação as identidades brasileiras. Através de um percurso formativo intenso e colaborativo, os participantes são convidados a explorar as complexidades e nuances que compõem a diversidade e pluralidade da identidade nacional.

Com a orientação de profissionais renomados do campo teatral, a universidade LIVRE oferece uma imersão profunda no fazer cênico, proporcionando aos participantes uma formação sólida e abrangente em diversos aspectos que compõem a cena, incluindo setores técnicos que envolvem a funcionalidade de um teatro, como gestão, comunicação, iluminação, figurino, cenário, produção, etc. 

O programa incentiva o diálogo, a reflexão e o debate sobre questões sociais, culturais e políticas que permeiam o contexto brasileiro, contribuindo para uma compreensão mais ampla e crítica dos artistas. Além disso, possui uma metodologia livre, que abraça o método de trabalho dos vários colaboradores que passam pelo ciclo formativo.

Fonte: ASCOM Teatro Vila Velha
Imagem: Divulgação

Related posts

Juazeiro: Público lota o pátio do São João de Juremal em mais uma noite de festa

Fulvio Bahia

A Mídia é a “Boca do Capital”

Fulvio Bahia

Parques e equipamentos culturais de Salvador são opções de lazer para crianças no feriadão 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais