Com dramaturgia coletiva, o ato cênico abraça as complexidades do teatro contemporâneo e oferece ao público experiências sonoras e sensoriais
A identidade está no todo ou no indivíduo? Por que falar sobre esse assunto? Nos próximos dias 25 e 26 de novembro, a universidade LIVRE do Teatro Vila Velha apresenta “terrAquosa: Um Ato de Nós Por Nós!”, um levante poético. A produção do 10º ano do projeto de formação do Vila explora questões profundas de identidade, memória e resistência por meio de uma jornada multifacetada que combina um poderoso coro e depoimentos pessoais. As apresentações acontecem no Teatro Vila Velha, às 19h, e os ingressos poderão ser adquiridos diretamente no teatro no esquema pague o quanto puder.
A convite do diretor artístico do Teatro Vila Velha, Márcio Meirelles, o encenador e preparador corporal, Jaya Batista, provocou os participantes a discutirem e construírem uma dramaturgia a partir de questões pessoais que os conectam como coletivo. “Se trata de estar e criar em coro”, pontua o encenador, enfatizando que um processo formativo para o teatro passa primeiro por uma compreensão do trabalho em grupo. “Acredito que esses são os princípios que a gente aprende com o teatro: se trata de um fazer coletivo. É o que nos mantém. Cantar, dançar, ler e partilhar momentos juntes. Saber atuar, jogar com tudo isso, dar liberdade em cena. Liberdade para que as coisas aconteçam”, contextualiza o artista.
Além da encenação, a preparação de corpo da turma teve como mote a ancestralidade dos ritos e mitos afro-brasileiros, conduzida pelo coreógrafo e dançarino, Negrizu Santos. Já o processo de construção sonora, entre musicalização e canto, foi conduzido pela multi-instrumentista Carla Suzart.
SOBRE A LIVRE
A universidade LIVRE é um programa de formação de atores e atrizes do Teatro Vila Velha, idealizado por Márcio Meirelles, com duração de três anos. Em 2023, o 10º ano do projeto tem como foco central de estudo e investigação as identidades brasileiras. Através de um percurso formativo intenso e colaborativo, os participantes são convidados a explorar as complexidades e nuances que compõem a diversidade e pluralidade da identidade nacional.
Com a orientação de profissionais renomados do campo teatral, a universidade LIVRE oferece uma imersão profunda no fazer cênico, proporcionando aos participantes uma formação sólida e abrangente em diversos aspectos que compõem a cena, incluindo setores técnicos que envolvem a funcionalidade de um teatro, como gestão, comunicação, iluminação, figurino, cenário, produção, etc.
O programa incentiva o diálogo, a reflexão e o debate sobre questões sociais, culturais e políticas que permeiam o contexto brasileiro, contribuindo para uma compreensão mais ampla e crítica dos artistas. Além disso, possui uma metodologia livre, que abraça o método de trabalho dos vários colaboradores que passam pelo ciclo formativo.
Fonte: ASCOM Teatro Vila Velha
Imagem: Divulgação