Pauta foi viabilizada pela prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga.
O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Quinho de Belo Campo, se reuniu na tarde da última quarta-feira (22), na sede da entidade municipalista, com a prefeita de Cachoeira e integrante do Conselho Fiscal da UPB, Eliana Gonzaga, e com o reitor da Faculdade Adventista, Pr. Dr. Eber Liessi. O representante da instituição de ensino solicitou apoio da UPB para o projeto de implantação do curso universitário de medicina no município do Recôncavo baiano.
“Essa deficiência na Bahia é uma realidade. E temos que mostrar isso. Só vai haver justiça social se nos descentralizarmos as ações para que os serviços cheguem principalmente para quem mais precisa. Nós vamos lutar por esta demanda, não só pelo fato da prefeita ter abraçado a causa, mas porque é justo e vamos trabalhar para que Cachoeira tenha a oportunidade de disponibilizar as vagas de medicina”, avaliou o presidente da UPB.
Na ocasião, Eber fez uma apresentação e mostrou a desigualdade da oferta de serviços médicos no Brasil. Atualmente existem 2,6 médicos por mil habitantes. No Nordeste esse número é 1,93/por mil habitantes. Este número na Bahia é 1,83 e em Cachoeira a situação é bem pior. De acordo com o reitor, o Recôncavo Baiano tem uma média de 0,46 médicos para cada mil habitantes.
Na reunião ficou definido que a UPB e a prefeita vão organizar uma visita a Faculdade Adventista, em Cachoeira. “Eu sou suspeita para falar da faculdade, mas acho que uma visita do presidente Quinho e de prefeitos da região vai fortalecer a pauta”, afirmou.
Também esteve presente na reunião a equipe técnica da UPB: o superintendente, Elve Cardoso; os coordenadores de Informações Municipais, Jacira Cavalcanti; Relações Institucionais, Samara Alves; e Jurídico, Wal Goulart.
Fonte / Foto: UPB