BahiaBrasilSalvadorSaúdeVacina

Vacinação contra Influenza, Covid e VSR ajuda a minimizar surtos durante as festas juninas

Infectologista alerta para a importância da imunização neste período, principalmente com a chegada do inverno, que favorece a aglomeração de pessoas e a proliferação de vírus

Com a aproximação das festas juninas e do inverno, o cuidado com a saúde deve ser redobrado. Isso porque essa época do ano favorece a aglomeração de pessoas, vindas de várias regiões, e, consecutivamente, a transmissão de vírus, como o da Influenza, Covid e Sincicial Respiratório (VSR). Essas doenças, se não cuidadas adequadamente, podem evoluir para quadros mais preocupantes, a exemplo da síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Por conta disso, o infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, recomenda a imunização contra esses vírus. Ele pontua ainda que a vacinação, principalmente nas estações mais frias, é uma ferramenta imprescindível para minimizar surtos e garantir a saúde da população.

“Manter a carteira vacinal em dia é importante o ano inteiro, mas, nos períodos mais frios e chuvosos, torna-se ainda mais relevante, porque a concentração de pessoas em ambientes fechados, principalmente durante os festejos juninos, aumenta o risco de transmissão dessas doenças, que podem ser prevenidas com a imunização. Por isso, tomar as vacinas contra a Influenza, a Covid e VSR, por exemplo, é necessário, porque ajuda a prevenir complicações mais graves, como a internação hospitalar”, destaca.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece imunização contra três vírus da gripe, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre aqueles com maior circulação, para pessoas a partir dos 6 meses de idade e, para a Covid, para grupos prioritários, a exemplo de idosos e imunodeprimidos. A rede privada também oferece imunizantes contra a Influenza, neste caso, com os quatro vírus de maior circulação.

O Sabin Diagnóstico e Saúde, por exemplo, dispõe de duas opções de vacinas quadrivalentes, que protegem contra quatro vírus. São eles: o combo Pneumo 13 e Influenza, indicado para pessoas a partir de 6 meses e que ajuda a prevenir pneumonia, meningite e otite, provocadas por 13 sorotipos de pneumococos, e a Efluelda, que contém quatro vezes mais antígenos (substância que produz anticorpos) do que a quadrivalente padrão, disponível no sistema público, e é indicada para maiores de 60 anos.

Além desses imunizantes, foi licenciada no país, recentemente, a vacina Arexvy, aplicada em dose única, que é voltada também para pessoas com 60 anos ou mais. Ela ajuda a prevenir as complicações do VSR, uma das principais causas de infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, cuja taxa de letalidade é considerada alta nessa faixa etária.

“É importante destacar que todas as vacinas disponíveis, tanto na rede pública como privada, são seguras e eficientes na proteção contra essas doenças. Por isso, as pessoas devem se imunizar e garantir, desta forma, uma celebração junina com mais tranquilidade”, salienta o médico, orientando que a pessoa use máscara e higienize as mãos se tiver sintomas de gripe, Covid ou SRV para evitar a transmissão.

Fonte: Atcom
Foto: Acervo Sabin

Related posts

LuzIA│Chatbot com IA conversa e até transcreve áudio no WhatsApp e no Telegram

Fulvio Bahia

Semop reforça higienização no Mercado Municipal de Água de Meninos

Fulvio Bahia

Bahia lidera índices de redução da taxa de desemprego no terceiro trimestre

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais