BahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúdeVacina

Vacinas podem evitar aumento de casos de gripe e dengue no período chuvoso

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue oferecendo a vacinação contra a Influenza (gripe) e dengue para o público geral nos postos de saúde de Salvador. O objetivo, especialmente nesta época de chuva, é evitar o aumento dos casos de gripes e resfriados, além de manter o controle nos casos de dengue no município.

A enfermeira e coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, lembra que a vacinação é um instrumento de proteção contra doenças. “Estamos disponibilizando os imunizantes contra dengue e influenza sempre de forma estratégica, pensando em garantir que todo público alvo tenha acesso à vacina, para reduzir o risco de infecção e de formas graves das doenças. A vacina nos ajuda na proteção coletiva”, reforça.

A vacinação da dengue começou dia 15 de fevereiro e está disponível para jovens dos 10 aos 14 anos. Até a terça-feira (21), quase 49 mil pessoas haviam sido vacinadas. Já a vacinação contra a gripe, iniciada em 8 de março, está liberada para o público em geral, com quase 275 mil soteropolitanos imunizados até o momento.

Movimento nos postos – No Multicentro Liberdade, a procura pela vacina era tranquila. Acompanhado da mãe, Jeane Maia, de 34 anos, o pequeno Pedro Josué, de três, tomou a dose contra a Influenza. “É a saúde dele que tem que estar em dia, a proteção. Eu também aproveitei e tomei a minha vacina contra a gripe, para a doença não vir mais forte e poder proteger a mim e a outras pessoas”.

Aos 12 anos, a jovem Érica Vitória esteve na unidade para a segunda dose da vacina da dengue. “Tenho que garantir a minha segurança e a da minha família. Não tive dengue, e nem quero. Acho importante as pessoas se protegerem”.

Alana Silva, 11 anos, mora no Dique do Tororó e esteve no Multicentro com a mãe, Ana Carolina, para se precaver contra a doença transmitida pelo Aedes aegypti. “Eu já tive dengue, com baixa de plaquetas e quase precisei internar. Então me hidratei bem, para poder ficar melhor. Foi um susto, aí hoje garanti a vacina para não ter algo parecido de novo”.

Público atingido – Estão habilitados para a vacina contra a dengue os pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar o Cartão SUS de Salvador e documento original com foto. A lista de postos de vacinação pode ser acessada no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Bruno Concha

Related posts

“As pessoas querem ver Salvador avançar, sabem que hoje a gente pode muito mais”, afirma Bruno Reis

Fulvio Bahia

Em Brasília, SEC participa de encontros que visam fortalecer ações com foco na água, educação e meio ambiente

Fulvio Bahia

Estudo sugere que cannabis pode amenizar dores provocadas pela endometriose

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais