BrasilImprensa

Vem aí o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira

Iniciativa, inédita no Brasil, acontecerá nos meses de setembro e outubro, com evento de premiação em novembro, na celebração do Dia da Consciência Negra.

Os veículos Jornalistas&Cia, Neo Mondo e 1 Papo Reto e a Rede JP de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação associaram-se para organizar, pela primeira vez no Brasil, o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, que vai eleger os mais admirados jornalistas negros e negras da imprensa do País e os veículos de comunicação com maior aderência à cobertura de pautas raciais e à causa da luta antirracista.

O objetivo da premiação é, de um lado, reconhecer os profissionais e os veículos que se destacam na atividade jornalística e na luta antirracista e, de outro, contribuir para fomentar maior diversidade nas redações e, em consequência, nas pautas e fontes presentes no dia a dia da atividade editorial.

A eleição dos +Admirados será feita por votação direta dos profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação, em dois turnos de votação; o primeiro, de livre indicação, que definirá os finalistas; e o segundo, que elegerá os vencedores do certame.

A votação em primeiro turno começa em 31/8 (quinta-feira), e vai até 14/9 e dela podem participar todos os profissionais do ecossistema do Jornalismo e da Comunicação, convidados a indicar até cinco nomes em cada uma das categorias. Os que receberem as maiores votações seguirão para o segundo turno, que definirá os vencedores das seguintes categorias:

  • TOP 50 Profissionais Brasil
  • TOP 5 Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo
  • TOP 5 Veículos de Comunicação.

Na última etapa, a da cerimônia de premiação, além da diplomação dos TOP +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, serão conhecidos também os:

  • TOP 10 Profissionais Brasil
  • TOP Campeão Profissional de Imagem/Foto e Vídeo
  • TOP Campeões Regionais de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
  • TOP Campeão Veículo de Comunicação.

Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira fará ainda três homenagens especiais, todas elas definidas pelo Conselho Consultivo criado pelos organizadores da premiação. São elas:

  • Decano do Jornalismo – Troféu Luiz Gama

Distinguirá um jornalista negro ou uma jornalista negra da imprensa brasileira por sua história profissional

  • Revelação do Ano – Troféu Tim Lopes

Distinguirá um jovem jornalista negro ou uma jovem jornalista negra que tenha despontado na profissão entre os anos de 2022 e 2023

  • Personalidade do Ano – Troféu Glória Maria

Distinguirá uma personalidade da sociedade brasileira que tenha se destacado por sua atuação antirracista e em defesa da diversidade e inclusão

Cotas de Apoio

Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira dispõe de dez cotas de participação e apoio, com uma série de entregas que têm por objetivo aproximar as marcas dos profissionais e veículos reconhecidos no campo racial e associá-las à causa da diversidade numa das mais estratégicas atividades da sociedade, a imprensa.

A cerimônia de premiação será realizada em novembro, em dia e local a serem divulgados oportunamente.

Interessados em se associar ao projeto podem entrar em contato com Oscar Lopes Ruiz, presidente da Neo Mondo, pelo e-mail oscar@neomondo.org.br.

Fonte: Portal dos Jornalistas
Imagem: Divulgação

Related posts

Ministério da Saúde anuncia R$ 55 milhões para prevenção e tratamento da hanseníase

Fulvio Bahia

Governo Federal propõe aumento de 13% a 31% a professores até 2026

Fulvio Bahia

Comunidades do Nordeste propõem mais de 100 medidas para reduzir impactos socioambientais de parques eólicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais