Câmara Municipal de SalvadorPolíticaPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorSaúde

Vereador Hamilton Assis cobra criação de Ambulatório Municipal de Especialidades para Pessoas com Fibromialgia

A Lei nº 14.233 instituiu no Brasil a data de 12 de maio como o “Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia”

No Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, 12 de maio, o vereador Professor Hamilton Assis (PSOL), cobra do município de Salvador a Criação de Ambulatório Municipal de Especialidades para Pessoas com Fibromialgia. O edil é autor do Projeto de Indicação 59/2025, que cobra a efetivação da implementação de Ambulatório Municipal de Especialidades para Pessoas com Fibromialgia com equipe multidisciplinar, garantia de medicamentos prescritos e acesso a exames, com o espaço de reabilitação “Clínica da Dor”.

Apesar do município possuir a Lei Nº 9.708/2023, que autoriza o executivo a instituir o Programa de Cuidados para Pessoas com Fibromialgia – PCPF com diversas diretrizes, a população que convive com a fibromialgia segue sem acesso aos serviços necessários, segundo o vereador.

“O nosso mandato acompanha de perto o drama de diversas famílias que convivem com a fibromialgia e o município não consegue atender com dignidade e celeridade com uma equipe multidisciplinar e agilidade no acolhimento que a comunidade precisa. Por isso, o objetivo do ambulatório é prestar um serviço de excelência, com a garantia de medicamentos prescritos e acesso a exames, formado por equipe multidisciplinar com médicas/os especializadas/os, fisioterapeutas, fonoaudiólogas/os, terapeutas ocupacionais, psicólogas/os, acupunturistas, enfermeiras/os e nutricionistas”, explicou o vereador.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a fibromialgia se manifesta em cerca de 2% a 12% da população adulta no Brasil, sendo que estima-se que a doença atinja cerca de 2,5 milhões de brasileiros. Em Salvador, a Associação de Pessoas com Fibromialgia Pesquisas (Afibs) estima que existam mais de 65.000 pessoas com fibromialgia. “Queremos a efetivação da lei, inclusive para garantir a qualidade de vida e bem-viver das pessoas que convivem com a fibromialgia. As postagens em redes sociais são bonitas, mas a população precisa de cuidado, precisamos de acesso digno à saúde, medicamentos, tratamento da dor. A doença pode ser invisível, mas a dor é real”, diz o vereador Hamilton Assis.

Fonte: Ascom vereador Professor Hamilton Assis – PCdoB
Foto: Divulgação

Related posts

Verão da Bahia: Metrô de Salvador lança Operação Verão com exposição fotográfica e reforço na manutenção dos trens

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador e Unesco promovem nova rodada de debates e discutem ‘Dimensão Social e Vulnerabilidades’ no Centro Histórico e Comércio

Fulvio Bahia

Plataformas devem remover propagandas de cigarros eletrônicos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais