Câmara Municipal marca presença nas comemorações pelos 201 anos da Independência do Brasil.
A Câmara Municipal de Salvador marcou presença para acompanhar o desfile cívico-militar dos 201 anos da Independência do Brasil, na manhã desta quinta-feira (7), no Campo Grande. O vereador Maurício Trindade (PP), que é titular da Comissão de Saúde, representou o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), no palanque oficial, juntamente com colegas vereadores e autoridades, como o prefeito Bruno Reis e o governador Jerônimo Rodrigues.
Maurício Trindade fez questão de ressaltar a importância da participação popular: “Salvador é, sem dúvida, protagonista na Independência do Brasil. Digo isso porque é impossível pensar em 7 de Setembro e não lembrar do 2 de Julho”.
Para Maurício Trindade, que também é médico, esse 7 de Setembro também tem um sabor especial com a vitória dos baianos e brasileiros no combate à pandemia da Covid-19: “É tão bom ver todas essas pessoas nas ruas, as famílias soteropolitanas e baianas prestigiando a nação brasileira e comemorando, sem máscaras e sem restrições, os 201 anos de Independência”.
Para o vereador Fábio Souza (SD), é um dia para ir às ruas com prazer, prestigiar todos os que fazem parte do desfile e encontrar a população, o que tanto ilustra o trabalho do vereador. “É um prazer estar aqui, nas ruas, em contato com a população, mesmo sendo feriado nacional”, disse o vereador. Também estiveram no desfile os vereadores Kiki Bispo (União), Duda Sanches (União) e Ricardo Almeida (PSC), o diretor geral da Câmara, Adriano Gallo e o chefe da Assistência Militar da Câmara Municipal de Salvador, coronel Marcelo Grun.
Em todo o momento do desfile, as autoridades chegavam e eram saudadas pelas tropas que já estavam posicionadas no local. Do palanque, acenavam para a população e prestavam homenagens àqueles que desfilavam. Mesmo com o tempo fechado, a população foi ao Largo do Campo Grande para assistir ao desfile.
Coordenação da Marinha
Neste ano, a Marinha do Brasil foi a responsável pela coordenação geral do desfile, que começou às 9h, após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Bahia e de Salvador. As comemorações pelo 7 de Setembro reuniram cerca de 4 mil militares e de 2.800 civis, além de viaturas das instituições que participaram do evento.
Além da própria Marinha do Brasil, participaram representantes de diversas instituições, como o Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar da Bahia (PMBA), Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, Associação de Ex-alunos do Colégio Militar de Salvador, Polícia Civil, Guarda Municipal, Associação de Ex-Combatentes do Brasil, Associação de Veteranos da Polícia do Exército, Associação de Veteranos do 6º Depósito de Suprimento e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além de alunos de escolas estaduais e municipais, Legião da Boa Vontade, Ministério de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º dia para Salvador, Associação Brasileira de Capoeira Angola, Centro de Formação Profissional (Bombeiro Mirim), Associação de Bombeiro Profissional Civil da Peace, Museu Vivo na Cidade e Esquadrão de Polícia Montada da PMBA, entre outras.
História – Em 7 de setembro de 1822, o Brasil proclamou sua independência de Portugal, encerrando séculos de domínio colonial. Esse evento não apenas definiu a trajetória política e social do Brasil, mas também moldou a identidade nacional e estabeleceu os alicerces para a construção de uma nação soberana.
Na Bahia, a data tem um significado ainda maior, pois está associada ao 2 de Julho, que consolidou essa Independência do Brasil, em 1823, quando foram expulsas as últimas tropas portuguesas.
Fonte: ASCOM CMS
Foto: Reginaldo Ipê