AlimentaçãoBahiaFiscalizaçãoPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorVigilância Sanitária

Vigilância Sanitária inspeciona comércio de itens típicos da Semana Santa em mercados municipais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), está promovendo uma série de ações de inspeção e educação nas feiras e mercados da cidade que comercializam produtos típicos da Semana Santa. Na manhã da última terça-feira (8), as equipes da Visa estiveram na Feira do Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviço (Nacs), na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã.

Os permissionários que comercializam peixes, camarão seco, leite de coco, azeite de dendê, amendoim, castanha, quiabo e chocolates receberam diversas orientações da Visa. Por fazer parte de pratos típicos da culinária baiana, esses produtos são predominantemente consumidos não somente neste período, mas ao longo de todo o ano.

Com 45 anos de profissão, Samuel Machado, dono de uma peixaria da região, ressaltou que é muito bom ter a Vigilância Sanitária por perto. “Isso faz com que a gente preste um melhor serviço e isso é fundamental, pois esse é o nosso sustento. Então, quanto melhor o serviço, maior é a aprovação dos nossos clientes”, disse.

Ação educativa – A ação da Vigilância é principalmente educativa, tanto para os comerciantes, com orientação para que eles consigam fornecer o alimento de forma higiênica e segura, como também para o consumidor, para que ele saiba reconhecer o alimento fresco e em boas condições de armazenamento e conservação. A turista de Minas Gerais, Luzia Coelho, de 74 anos, estava na feira em busca de insumos típicos baianos para levar para a terra natal e aprovou o trabalho realizado pelos agentes de vigilância.

“Eu adorei esse trabalho. Sabemos a importância que tem a Vigilância Sanitária na fiscalização do comércio de alimentos, principalmente os mais perecíveis, como o peixe, e ações como essa nos dão mais segurança. Tá de parabéns a Prefeitura de Salvador”, falou.

Durante a fiscalização, a Visa realizou ainda a distribuição de uma cartilha com orientações para comerciantes e consumidores, e efetuou a correção das irregularidades encontradas no local, apontando aspectos que não estavam de acordo com as normas de vigilância. Outros pontos também observados foram as condições dos produtos e das embalagens, além dos processos e procedimentos de manipulação.

A diretora de Vigilância Sanitária, Andrea Salvador, ressalta que as ações possuem como principal foco garantir a saúde da população e auxiliar os comerciantes na prestação de um bom serviço com condições de higiene sanitária adequadas. “Nesse período o fluxo de clientes costuma aumentar, então as ações acontecem para que os comerciantes consigam oferecer produtos de qualidade, bem armazenados e em um ambiente limpo”, contou.

Próximas ações – Nos próximos dias as visitas se estendem pela cidade. Nesta quarta-feira (9) é a vez Mercado do Rio Vermelho e, no dia 15, a Visa estará no Mercado Popular de Água de Meninos (Mercado do Peixe). No dia 19 de março, a ação foi realizada nos mercados de Periperi e Paripe.

Fonte: Secom PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Governador Jerônimo Rodrigues sanciona lei que garante reajuste salarial para professores da rede estadual

Fulvio Bahia

Prefeitura lança edital para construção do Centro de Comando de Operações de Salvador 

Fulvio Bahia

Bahia e Pernambuco asseguram recursos da União para fortalecer rede de saúde que engloba 53 municípios

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais