BahiaDiversidade de GêneroGoverno do Estado

VII edição da Semana da Diversidade tem ações para empregabilidade, saúde e turismo, com apoio do Governo do Estado

O Governo do Estado promove uma série de ações dentro da programação da VII Semana da Diversidade, realizada em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), que acontece até o próximo domingo (10), com a realização da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira (4), no Solar do Ferrão, no Pelourinho, em Salvador. O evento contempla ações para a promoção dos direitos do segmento LGBTQIAP+, através de debates, discussões temáticas, atividades culturais, feira de saúde e apresentação de roteiro turístico para este público.

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setur para consolidar a Bahia como um destino gay friendly, colaborando para que espaços públicos e privados sejam receptivos à comunidade LGBTQIAP+. “Temos realizado ações de qualificação de mão de obra e de equipamentos turísticos para receber este público, que tem características especiais, e também a estruturação de roteiros que atendam às expectativas deste público”, explica o titular da Secretaria de Turismo (Setur).

O presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, destaca a participação do Estado como um elemento fundamental para que o evento seja realizado. “Especialmente nesse tema que é muito sensível, a coragem do Governo de apostar e de estar com a gente nessa discussão nos fortalece enquanto movimento social e também fortalece a ideia na cabeça do povo da Bahia e do turista que vem nos visitar, porque aqui o LGBT é respeitado, aqui ele é cidadão”, declara Cerqueira.

Roteiro Turístico

A abertura oficial da Semana da Diversidade contou com o lançamento do Roteiro Turístico LGBTQIAPN+, elaborado em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagem da Bahia (Abav-Bahia), com a contribuição do antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB. O material contempla atrativos de Salvador, Baía de Todos-os-Santos e Litoral Norte, destacando fatos históricos e personagens curiosos da comunidade na Bahia. O conteúdo está pronto para subsidiar empresas de turismo interessadas na venda de pacotes de viagem para o público LGBTQIAP+.

A cartilha de qualificação para o trade turístico com o tema: “Como tratar bem o turista LGBTQIAPN+” e a folheteria promocional voltada para o segmento foram apresentadas ao público, composto por representantes do trade turístico de alguns dos municípios-destinos do segmento, além de coordenadores das câmaras Técnicas de turismo das 13 Zonas Turísticas. A Setur também irá realizar uma pesquisa de demanda turística, durante a 20a Parada do Orgulho LGBT+.

A coordenadora de Turismo LGBTQIAP+ da Setur, Petra Perón, aposta no aumento do fluxo turístico deste público no estado e explica a importância do perfil para o turismo da Bahia. “É um segmento que engaja, então, atrair esse turista, monetiza, gera renda, amplia o fluxo turístico e, o mais importante, amplia os direitos da nossa comunidade LGBT aqui no estado”, pontuou Petra.

Saúde Mais Perto

Como parte das ações da Semana da Diversidade, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), realiza a Feira da Diversidade, uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto, voltada ao público LGBTQIAPN+, nestas segunda e terça-feira (4 e 5), das 8h às 17h, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

O coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes, enfatiza que esta edição é um meio de aproximar o Estado da realidade do indivíduo, quebrar as barreiras hospitalares e garantir os serviços ao público LGBTQIAP+. “Nesta Semana da Diversidade, em que a gente atende o público LGBTQIAP+, oferecemos os serviços para que a saúde realmente ela seja tratada de forma ampla e integral. Então, nossa missão é garantir os direitos, o acesso e o cuidado às pessoas, reafirmando que aqui não há espaço nem pra preconceito, nem para discriminação”, pontua Edvaldo.

Com a distribuição de 5 mil senhas para atendimento, a feira oferta tratamento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também é possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais. No local, também está estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde são ofertados gratuitamente serviços para a emissão de RG, inscrição de CPF e emissão de antecedentes criminais.

Empregabilidade para público LGBTQIAPN+

Dentro da Semana da Diversidade, na quarta-feira (6), a partir das 8h, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai promover o SineBahia LGBTQIAPN+, iniciativa com serviços de intermediação para o trabalho que serão direcionados para este público na Unidade Central Terminal Pituaçu. Durante a programação, os participantes vão ter acesso ao cadastramento no sistema, atualização cadastral, encaminhamento para vagas de emprego, emissão gratuita de RG, palestras sobre empregabilidade e orientação para o trabalho, além de inscrições para cursos de capacitação e aperfeiçoamento.

Conscientização e direitos

A Secretaria de Justiça e Direito Humanos (SJDH) participa da 4ª Marcha do Orgulho Trans da Bahia e da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia, nos próximos sábado e domingo (9 e 10), em Salvador, e de outras atividades no interior do estado. Com o tema “Inclusão e Diversidade no mundo corporativo – faça a diferença com as diferenças”, a manifestação tem concentração marcada para as 13h, no Campo Grande.

No sábado (9), véspera da Parada LGBT+, acontece a 4ª Marcha do Orgulho Trans da Bahia. A SJDH participa das mobilizações com distribuição de material informativo e de sensibilização, alertando o público em geral sobre a importância de combater e denunciar violações de direitos de pessoas LGBT’s. A atuação do órgão se dá também através do incentivo à prevenção contra IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com a distribuição de insumos como preservativos masculinos e femininos.

Dinâmicas pedagógicas e Unidade Móvel da SPM

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai ativar a campanha “Oxe, me respeite” na semana da Diversidade e na 20ª Parada do Orgulho LBGT+. No domingo (10), a Unidade Móvel da SPM estará no Largo do Campo Grande, das 10h às 20h, para orientar e encaminhar vítimas de violência, agressão ou qualquer tipo de assédio. Além disso, entre os dias 4 e 9 de setembro, o projeto “Oxe, me respeite”, estará na Escola Estadual Severino Vieira e no Colégio Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, para questionar, através de dinâmicas pedagógicas, as normas sociais geradoras da desigualdade de gênero.

Além Setur, Sesab, Setre, SPM, SJDH e Voluntárias Sociais, contribuem para o evento ainda as secretarias estaduais de Segurança (SSP), Cultura (Secult), Comunicação (Secom) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com o objetivo de realizar macroações para a promoção do segmento, bem como ampliar a mobilização e a sensibilização da sociedade baiana.

Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Antônio Queirós

Related posts

Protetores de animais ressaltam importância do Hospital Municipal Veterinário em Salvador 

Fulvio Bahia

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Fulvio Bahia

Centro de Referência de Anemia Falciforme amplia e diversifica assistência a pacientes de toda a Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais