BahiaCarnavalFiscalizaçãoSalvador

Vistoria de trios elétricos começa nesta segunda (29) no Parque de Exposições

Começa nesta segunda-feira (29) e vai até o dia 9 de fevereiro a vistoria dos trios elétricos, mini trios, carros de apoio e carros alegóricos que circularão durante o Carnaval 2024. O serviço será feito em veículos previamente cadastrados e ocorrerá em uma estrutura, coordenada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur), em parceria com órgãos técnicos, de fiscalização e arrecadadores, no Parque de Exposições de Salvador, com acesso através da Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã.

Para licenciar um trio ou carro de apoio, o proprietário precisa passar pelo crivo de 10 órgãos técnicos: Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-BA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Departamento de Polícia Técnica (DPT), Superintendência de Telecomunicações (Stelecom), Corpo de Bombeiros (CBM), Secretaria Municipal da Saúde / Vigilância Sanitária (SMS/Visa), Secretaria de Ordem Pública (Semop), além das secretarias municipal e estadual da Fazenda.

Garantir a segurança – Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. Também serão avaliados  a documentação do veículo e de condutores, tamanhos e dimensões estruturais e equipamentos obrigatórios. Após a checagem, é emitido o adesivo de ‘veículo vistoriado’, que deve ser fixado na carroceria e visível para o desfile.

Para a gerente de Carnaval da Saltur, Merina Aragão, a vistoria é vital para garantir um Carnaval com mais segurança. “Com os veículos periciados, sabemos que estão legalizados, que estão dentro das condições o mais perto possível do ideal. Nesta vistoria, verificamos as melhores condições de conservação, mecânica, questões de segurança, tanto dos responsáveis quanto dos artistas, quanto guarda-corpo, escada de emergência e prevenção contra incêndio, com extintores em dia”, explicou.

Pipoco e Furdunço – A gerente ainda faz outros alertas. “É importante para que os veículos possam circular com as condições do Carnaval, que são mais complicadas – velocidade reduzida, muita gente na rua. E a gente fazendo esse trabalho facilita dos trios não quebrarem, de não ter interrompimento do fluxo, ou acidentes. Mas, mesmo com todo esse cuidado, temos que ter os carros reserva e guinchos, contratados para emergência, que esperamos que não aconteça”.

Em caso de reprovação, o proprietário do veículo terá até o último dia da vistoria para regularizar e reapresentar o veículo para inspeção. A vistoria vale ainda para os trios elétricos que participarão da Melhor Segunda-Feira e do Pipoco, que precisam passar por vistoria completa antes de participar do desfile, nos dias 5 e 6 de fevereiro.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

São João do Centro Histórico começa neste sábado (10); confira programação completa

Fulvio Bahia

Mais 85 professores da Educação Básica aprovados em processo seletivo são convocados pela SEC

Fulvio Bahia

Inscrições para o edital que premiará projetos e práticas escolares Makota Valdina seguem até segunda-feira (4)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais