BahiaCarnavalFiscalização

Vistoria técnica garante segurança dos trios que vão participar do Furdunço e do Fuzuê

Os trios que farão a alegria dos foliões durante o Furdunço e o Fuzuê começaram a ser vistoriados nesta quarta-feira (12) pela Polícia Técnica da Bahia (DPT). A inspeção, que segue até o dia 14, ocorre no Parque de Exposições de Salvador, das 8h às 18h, e tem como objetivo garantir a segurança dos veículos que circularão durante os eventos, que acontecem nos dias 22 de fevereiro (Fuzuê) e 23 de fevereiro (Furdunço).

Durante a vistoria, peritos criminais, peritos técnicos e mecânicos avaliam diversos itens de segurança automotiva, incluindo sistemas de freios, direção, suspensão, estabilidade geral dos veículos e pneus. Além do DPT, também participam do processo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria da Fazenda Municipal (Sefaz) e a Vigilância Sanitária.

Além da análise técnica, os motoristas e operadores dos trios elétricos recebem orientações sobre condução segura durante os eventos. A vistoria é essencial para evitar falhas mecânicas que possam colocar foliões e condutores em risco, garantindo uma festa mais segura para todos. Para o cantor Verlando Gomes, “a vistoria é uma medida fundamental para garantir a tranquilidade dos participantes e evitar imprevistos durante a festa”. O cantor Juanzinho acrescenta: “Esse processo dá mais segurança para todos e nos ajuda a identificar qualquer problema antes da festa”.

Ribio Januário, diretor adjunto do Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (Icap), vinculado ao DPT, ressalta a importância dessas vistorias para garantir a segurança dos foliões e dos profissionais envolvidos na operação dos trios. Segundo ele, “a inspeção rigorosa desses veículos é essencial para prevenir acidentes e assegurar que todos os equipamentos estejam em condições adequadas de funcionamento”.

Ele reforça ainda o chamado para os donos de trios que ainda não compareceram: “É fundamental que todos tragam seus veículos até o dia 14, garantindo que possam participar da festa com total segurança”.

Fonte: Secom GovBa
Foto: Feijão Almeida

Related posts

MST vira tema de samba e carnaval ocupa acampamento Marielle Vive

Fulvio Bahia

Organizações da sociedade civil têm até dia 7 de outubro para apresentarem propostas para os Coletivos Bahia Pela Paz

Fulvio Bahia

Começa nesta quarta (13) a 14ª edição Feira da Agricultura Familiar e Economia em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais