Foi renovada, na última semana, a parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) do Estado da Bahia e o Tribunal de Justiça, para continuidade do projeto Começar de Novo. Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Governo (Segov), o projeto colabora com a ressocialização de apenados em regime semiaberto do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves.
A partir de agora, como explica a titular da Segov, Geanne Oliveira, os apenados também vão auxiliar em serviços de zeladoria da cidade, como pequenas reformas e melhorias em praça. Atualmente, um grupo atua na reforma da Coordenação de Gestão de Pessoas e da Folha de Pagamento, ambos localizados no prédio principal da Prefeitura. Eles também estão atuando nos cemitérios Campo da Paz e do Kadija, na feira do bairro Brasil e no Palmas para Conquista.
“Na primeira etapa do projeto, tivemos uma boa parte da mão de obra envolvida no programa Palmas para Conquista, cuja etapa está sendo finalizada agora com a entrega das palmas para os agricultores. Inclusive, ao finalizar o campo de palmas, esses apenados serão designados para atuar em serviços de zeladoria”, afirmou Geanne. Atualmente, 26 apenados estão envolvidos no projeto.
“É sempre bom lembrar que nós ainda somos a única prefeitura na Bahia com essa parceria com o Tribunal de Justiça. Esse é um programa voltado para que o apenado seja qualificado profissionalmente, retorne para a sociedade e não pratique mais delitos. Nosso foco é recuperar pessoas, reinserindo-as na sociedade. Nosso desejo é que a gente possa inspirar outras prefeituras”, disse Geanne.
Fonte / Foto: SECOM PMVC