Ação SocialAnimaisCuidadosMunicípios

Vitória da Conquista: Mais de 200 cães e gatos já foram castrados em parceria entre a Secretaria de Saúde e a Clínica Veterinária da UniFTC

Na próxima semana, haverá uma nova ação, dessa vez com os cães machos.

Em setembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmou um convênio com a Clínica de Medicina Veterinária da UniFTC, e, desde então, já foram castrados mais de 200 cães e gatos acolhidos por Organizações Não-Governamentais (ONGS) e protetores independentes.

Na última quinta-feira (11), foi feita mais uma ação em que os alunos da instituição, sob a supervisão e orientação dos professores, realizaram a esterilização de 25 gatas de protetores independentes. Uma delas é Fabiana Souza, que pôde fazer a castração de quatro das sete gatinhas que moram com ela. “É uma maravilha, muito bom esse projeto, porque eu estava preocupada cuidando de sete gatas em casa, correndo o risco de ter mais gatinhos, então foi uma benção de Deus. Eu gosto muito de cuidar delas, até dormem em cima da cama comigo”, contou a protetora.

Protetora Lucélia Santos

Outras cinco gatas resgatadas pela protetora independente, Lucélia Santos, também passaram pela esterilização. Ela destacou a importância do procedimento para evitar a reprodução de mais ninhadas na sua casa. “Pra mim também é bom, porque não tenho condições financeiras, vivo de aluguel e não tenho como arcar com essas cirurgias. Eu tenho 24 gatos em casa e sou apaixonada por todos eles”, afirmou Lucélia, que complementou: “Esse serviço é uma benção e enquanto eu ainda estou em condições de fazer por eles, vou continuar fazendo”.

De acordo com o coordenador do Setor de Controle de Zoonoses e veterinário, Luís Cláudio Moura, neste ano, a seleção dos animais para serem castrados tem sido organizada diretamente com as ONGs e protetores. “Estamos tentando priorizar realmente os animais de rua e os abrigados nas ONGs. Caso as vagas não sejam todas preenchidas por esses animais, iremos abrir vagas para a população com vulnerabilidade social, que possuam animais regatados das ruas, os quais já estão no pré-cadastro que realizamos ano passado”, explicou Luís.

Luís Cláudio Moura

Ainda de acordo com o coordenador, a UniFTC tem disponibilizado essas vagas para castração, de acordo com a capacidade da clínica, e a SMS tem fornecido os materiais e medicamentos necessários. Com isso, o objetivo é fazer o maior controle das populações de animais vítimas de abandono e maus-tratos no município que são protegidos pelas ONGs e protetores, e até mesmo facilitar a adoção responsável.

Na próxima semana, haverá uma nova ação, dessa vez com os cães machos. Os procedimentos de castração dos animais são feitos pelos alunos do 7º e 8º semestres do curso de Medicina Veterinária da UniFTC, sob total supervisão e orientação dos professores, e servem para o campo de prática da profissão.

Fonte /Foto: SECOM PMVC

Related posts

Dias D’Ávila: Prefeitura promove formação sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Fulvio Bahia

Diretoria da UPB se reúne com senador Wagner para fortalecer proposta de redução da alíquota do INSS para os municípios

Fulvio Bahia

Juazeiro: Inscrições para a 10ª Conferência Municipal de Saúde iniciam esta segunda-feira (20)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais