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Vitória da Conquista: Prefeitura inicia coleta de amostras para Indicação Geográfica dos cafés do Planalto da Conquista

Serão 20 amostras coletadas nas regiões de produtores locais.

A Prefeitura Municipal iniciou a coleta das amostras de café do município que serão utilizadas para a Indicação Geográfica (IG) dos cafés do Planalto da Conquista. Na tarde da última terça-feira (20), o trabalho foi realizado em uma propriedade na região da Estiva.

O IG atribui reputação e valor a produtos e serviços típicos do seu local de origem. Ao ganhar o registro, o item passa a se destacar por sua identidade própria, distinguindo-se de artigos similares no mercado. Isso porque o IG atesta a qualidade única do produto ou serviço, decorrente de características específicas de condições naturais, como solo, vegetação, clima e domínio da atividade.

Em Vitória da Conquista, serão 20 amostras coletadas nas regiões de produtores de cafés. Além da Estiva, as propriedades também estão concentradas nas regiões de Inhobim e Capinal. O processo de coleta deve acontecer até o fim do período de colheita de café, em julho.

O coordenador municipal de Agricultura Familiar, Eduardo Castro, falou sobre os benefícios do IG para a produção e comercialização do café no Planalto da Conquista: “Cria uma identidade para o café local, e isso cria uma referência e melhora nos preços.”

A Associação dos Cafeicultores do Planalto de Vitória da Conquista (Ascap) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão elaborando um painel sensorial que irá apontar os fatores, a exemplo das condições climáticas, que fazem o diferencial do café da região.

Joara Oliveira, presidente da Ascap e também da Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e região LTDA (Cooperbac), falou sobre a expectativa para esse trabalho. “A gente tá muito entusiasmada com o resultado desse painel, porque a gente quer comprovar cientificamente a diferença do nosso café e agregar ainda mais valor, porque quando o café tem uma certificação de IG, a gente vai atrair compradores, vai atrair pessoas, atrair curiosos e com isso, a gente vai conseguir comercializar o nosso café com preço diferenciado e atrair cada vez mais compradores”, disse.

Fonte / Foto: SECOM PMVC

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