Ação SocialCriançaMunicípiosTrabalho Infantil

Vitória da Conquista: Prefeitura realiza campanha pelo fim do trabalho infantil

A campanha será realizada entre os dias 12 e 30 de junho, com ações coordenadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O 12 de junho foi instituído, por meio da Lei nº 11.542/2007, como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Em Vitória da Conquista, anualmente, a Prefeitura realiza a campanha municipal pelo fim do trabalho infantil, que este ano traz como tema: “Infância é feita para Brincar” , com o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a rede de proteção social e a sociedade como um todo, a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente. A busca é pelo compromisso no enfrentamento e erradicação do trabalho infantil, promovendo e se responsabilizando pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida.

A campanha será realizada entre os dias 12 e 30 de junho, com ações coordenadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), programa vinculado à Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), de forma articulada e integrada à rede de proteção e defesa da criança e dos adolescentes, através dos atores do Sistema de Garantia de Direitos.

Situação do trabalho infantil em Vitória da Conquista

Em 2022, o Peti encaminhou e ainda tem realizado o monitoramento de 117 casos de crianças e adolescentes, e respectivas famílias, que tiveram ou têm vivência com o trabalho infantil. Esta ação objetiva monitorar os acompanhamentos e atendimentos desse público nos serviços, programas e projetos socioassistenciais, como: o Serviço Especializado de Proteção e Atendimento Integral à Família e Indivíduos (Paefi), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), encaminhamento para inclusão e/ou atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) após a superação da violação de direitos, entre outros.

Dentre os tipos mais comuns de trabalho infantil no município, destacam-se o trabalho infantil nas ruas, como venda de doces, mendicância, guarda e lavagem de carros, trabalho doméstico, trabalhos rurais, trabalho em mercados e feiras, entre outros. Os casos monitorados pelo Peti, na sua grande maioria, são casos de mendicância, venda de doces e outros materiais em locais de grande circulação no comércio local. Porém, devido à naturalização do trabalho infantil, muitos casos são subnotificados, como o trabalho doméstico, muitas vezes invisibilizado.

Segundo o secretário da Semdes, Michel Farias, o grande desafio, ainda, é desnaturalizar as questões de trabalho infantil no município, através de contínuo trabalho de sensibilização junto aos órgãos públicos, entidades não-governamentais e a sociedade em geral, para que denunciem e notifiquem as situações geradoras de trabalho infantil junto aos órgãos competentes. “O diálogo, articulação e integração dos órgãos que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e de Justiça para este enfrentamento é fundamental, além da necessidade de diálogo com a comunidade conquistense, para que não reforcem as práticas de trabalho infantil”, explica Michael.

Programação

A programação conta com diversas ações nas unidades socioassistenciais, palestras e rodas de conversa. No dia 13 de junho, às 14h30, no auditório do CAP da Uesb, será realizada palestra com a professora e assessora técnica especialista em projetos do Instituto Aliança com o Adolescente (OSCIP, Joseneida Mendes Eloi de Souza.

Veja programação completa aqui.

Fonte / Imagem: SECOM PMVC

Related posts

Juazeiro: TV Escola Web Juazeiro lançará novo conteúdo nesta sexta-feira valorizando a identidade regional

Fulvio Bahia

Hemoba homenageia as mulheres doadoras de sangue

Fulvio Bahia

BRT Salvador atinge marca de 1 milhão de usuários transportados

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais