Ação SocialClima / TempoMunicípios

Vitória da Conquista: Representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil visitam locais afetados pelas chuvas para viabilizar captação de recursos

No plano, são apontadas as localidades que deverão passar por reconstrução total, sendo elas quatro canais que compõem o sistema de drenagem pluvial do município

Analistas da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) chegaram a Vitória da Conquista na última terça-feira (25) para vistoriar as áreas danificadas pelas chuvas que deverão receber recursos federais para sua recuperação. Antes de iniciar as visitas, eles se reuniram com a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), o diretor-presidente da Emurc, Paulo José Rocha, e técnicos da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) para discutir o plano de trabalho que visa detalhar os pontos mais afetados.

No plano, são apontadas as localidades que deverão passar por reconstrução total, sendo elas quatro canais que compõem o sistema de drenagem pluvial do município: Bateias (na Avenida Brumado), Bruno Bacelar, Loteamento Remanso e bairro Jurema (Avenida Yolando Fonseca). Além dos canais, a proposta é que seja feita a reconstrução parcial de outros canais e galerias ao longo da cidade para conter os estragos causados pelas chuvas.

As tratativas entre a Compdec e a Sedec se estreitaram com as intensas chuvas no final de 2021 e a vinda dos analistas à cidade é o primeiro passo do plano que viabilizará a aquisição dos recursos, conforme explica o coordenador de reconstrução da Sedec, Diórgenes Gonçalves.

“Viemos também para instruir como os técnicos devem compor o plano de trabalho e inserir corretamente dados, croquis e planilhas, para que dentro de um prazo de 190 dias seja tudo encaminhado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional que irá avaliar e empenhar os recursos”, ressaltou o analista.

A coordenadora municipal de Defesa Civil, Rosângela Freitas, ressaltou que já existem recursos da ordem de R$ 12 milhões, solicitados desde 2021, e a visita dos analistas foi importante para que fosse verificada a real situação em que o município se encontra, para que assim seja dada celeridade ao processo.

“De 2021 pra cá houve um acúmulo de problemas devido aos vários episódios de chuvas intensas e, por isso, a visita dos analistas foi extremamente produtiva e necessária. A prefeita Sheila Lemos, através da Defesa Civil, está em constante busca para encontrar soluções para a cidade”, declarou Rosângela.

Ainda à tarde,  os analistas visitaram a Avenida Yolando Fonseca, no bairro Jurema. Eles ficarão na cidade até esta sexta-feira (28), para visitar os demais pontos indicados no plano.

Fonte / Foto: SECOM PMVC

Related posts

Juazeiro: Usina de oxigênio, tomógrafo e raio-x digital tornam UPA melhor equipada para atendimento à população

Fulvio Bahia

Juazeiro: Novos radares começam a funcionar nesta sexta-feira (29) no município

Fulvio Bahia

Postos da Sesab para testagem de IST realizam mais de 2 mil exames no primeiro dia de funcionamento

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais