A técnica responsável pelo Núcleo, Ludmila Araújo, conduziu a palestra.
Na tarde da última segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou uma palestra voltada para toda a comunidade interessada, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 propostas que passam pelo fim da pobreza, proteção ao meio ambiente e ao clima e a garantia de paz e de prosperidade para todas as populações.
O Brasil integra esse compromisso, disseminando as diretrizes para os municípios. Em Vitória da Conquista, a Semma criou o Núcleo ODS em 2021, reconhecendo a importância de se trabalhar o desenvolvimento sustentável no município, com capacitações e outros procedimentos necessários à efetivação dos ODS.
A técnica responsável pelo Núcleo, Ludmila Araújo, conduziu a palestra. “A gente fala sobre sustentabilidade, sobre cidades e comunidades sustentáveis; a gente fala sobre a importância de ter produção e consumo responsáveis; sobre infraestrutura verde, sobre saúde, sobre educação, fome zero, agricultura sustentável; sobre parcerias. Então, tudo o que o município já vem aplicando e é preconizado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou.
Leila Cruz, professora do curso de Ciências Biológicas da Ufba, participou da atividade. “Essa palestra que tá sendo promovida é muito importante, porque traz um panorama geral, uma introdução ao que propõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A gente tem 17 objetivos, e eles têm que ser buscados e alcançados, e tem que ser uma busca integrada, então, pessoas de diferentes áreas, diferentes formações e diferentes trabalhos precisam entender o todo, para que a gente consiga de forma conjunta avançar”, avaliou.LudmilaLeila assistiu à palestra com seu aluno Luan
Trabalho intersetorial – Ludmila também confirma a importância do trabalho intersetorial para a efetivação dos ODS, envolvendo um esforço conjunto das diferentes áreas da Prefeitura. O programa “Brilha Conquista – 100% LED”, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), por exemplo, contribui para o consumo responsável de energia, de forma menos poluente, ao substituir as luminárias de sódio comum por luminárias de LED em toda a cidade.
Já o Programa Municipal de Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH), da Secretaria Municipal de Educação (Smed), dialoga com o objetivo relacionado à igualdade de gênero, pois previne a evasão de aulas das meninas durante o seu período menstrual, possibilitando condições igualitárias de estudos com os meninos.
“E quando a gente faz, por exemplo, a recomposição de matas ciliares, paisagismo urbano, quando a gente faz a proteção de nascentes, tem o Centro de Triagem de Animais Silvestres, o Cetas, em que a gente tá contribuindo para o objetivo 15, que é vida terrestre”, exemplificou.
Fonte / Foto: SECOM PMVC