Meio AmbienteMunicípiosSustentabilidade

Vitória da Conquista: Semma realiza palestra sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda ambiental da ONU

A técnica responsável pelo Núcleo, Ludmila Araújo, conduziu a palestra.

Na tarde da última segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou uma palestra voltada para toda a comunidade interessada, sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas (ONU). São 17 propostas que passam pelo fim da pobreza, proteção ao meio ambiente e ao clima e a garantia de paz e de prosperidade para todas as populações.

O Brasil integra esse compromisso, disseminando as diretrizes para os municípios. Em Vitória da Conquista, a Semma criou o Núcleo ODS em 2021, reconhecendo a importância de se trabalhar o desenvolvimento sustentável no município, com capacitações e outros procedimentos necessários à efetivação dos ODS.

A técnica responsável pelo Núcleo, Ludmila Araújo, conduziu a palestra. “A gente fala sobre sustentabilidade, sobre cidades e comunidades sustentáveis; a gente fala sobre a importância de ter produção e consumo responsáveis; sobre infraestrutura verde, sobre saúde, sobre educação, fome zero, agricultura sustentável; sobre parcerias. Então, tudo o que o município já vem aplicando e é preconizado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou.

Leila Cruz, professora do curso de Ciências Biológicas da Ufba, participou da atividade. “Essa palestra que tá sendo promovida é muito importante, porque traz um panorama geral, uma introdução ao que propõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A gente tem 17 objetivos, e eles têm que ser buscados e alcançados, e tem que ser uma busca integrada, então, pessoas de diferentes áreas, diferentes formações e diferentes trabalhos precisam entender o todo, para que a gente consiga de forma conjunta avançar”, avaliou.LudmilaLeila assistiu à palestra com seu aluno Luan

Trabalho intersetorial – Ludmila também confirma a importância do trabalho intersetorial para a efetivação dos ODS, envolvendo um esforço conjunto das diferentes áreas da Prefeitura. O programa “Brilha Conquista – 100% LED”, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), por exemplo, contribui para o consumo responsável de energia, de forma menos poluente, ao substituir as luminárias de sódio comum por luminárias de LED em toda a cidade.

Já o Programa Municipal de Distribuição de Absorventes Higiênicos (PDAH), da Secretaria Municipal de Educação (Smed), dialoga com o objetivo relacionado à igualdade de gênero, pois previne a evasão de aulas das meninas durante o seu período menstrual, possibilitando condições igualitárias de estudos com os meninos.

“E quando a gente faz, por exemplo, a recomposição de matas ciliares, paisagismo urbano, quando a gente faz a proteção de nascentes, tem o Centro de Triagem de Animais Silvestres, o Cetas, em que a gente tá contribuindo para o objetivo 15, que é vida terrestre”, exemplificou.

Fonte / Foto: SECOM PMVC

Related posts

Krenak: literatura pode ajudar a propor novas formas de viver na Terra

Fulvio Bahia

Alagoinhas: Nota de esclarecimento sobre o funcionamento do Laboratório Municipal

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura amplia obras de pavimentação asfáltica no Alto da Bela Vista

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais