MunicípiosPolítica

Vitórias municipalistas, união e protagonismo marcam gestão da Diretoria Executiva da UPB no último biênio

Gestão, liderada por Zé Cocá, encerra ciclo de avanços e grandes conquistas para os municípios baianos

Dois anos depois de assumir a presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), ao lado de uma diretoria executiva das mais aguerridas e participativas, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, encerra seu mandato com a consciência tranquila do dever cumprido, deixando importante legado e o mérito de ter transformado a UPB numa das instituições municipalistas mais respeitadas do Brasil. O encerramento dessa gestão fecha um ciclo de avanços e grandes conquistas para os municípios baianos, que só foram possíveis, conforme destaca Zé Cocá, porque os prefeitos e prefeitas entenderam a força que têm para pressionar e articular com o Congresso Nacional e a União a favor do equilíbrio fiscal dos municípios.

Hoje, uma das marcas que caracterizam a UPB é a união. A equipe liderada por Zé Cocá foi hábil para agilizar os processos, aproximar as prefeitas e prefeitos da entidade e mobilizá-los para participar das lutas travadas e que geraram grandes conquistas para o movimento municipalista. Convocados para participar das marchas a Brasília em defesa das pautas prioritárias as gestoras e gestores apresentaram-se às centenas e tornaram-se exemplo nacional de mobilização e de união, dando verdadeira demonstração de força e compromisso em defesa das causas municipalistas.

“Não existe outra forma de melhorar a vida das pessoas a não ser pela política pública”, afirma o presidente da UPB, Zé Cocá, enfatizando que “nossa entidade é a casa e o nosso coração para fazer políticas públicas com seriedade, voltadas para melhorar a vida das pessoas”. Analisando a atuação da UPB, Zé Cocá destaca o fato de deixar a sede da instituição reformada, as contas em dia, a entidade capacitando servidores e o nível dos projetos desenvolvidos pela coordenação de engenharia, acima dos padrões normais. “Não tendo dúvidas: vale a pena ser político e vale a pena fazer as coisas direito”. E conclui com convicção: “eu acredito no municipalismo, e vejo para um horizonte grandioso para a UPB”.

Vale ressaltar que a diretoria presidida por Zé Cocá assumiu o mandato em março de 2021, em meio à pandemia da Covid 19, e o primeiro desafio da gestão era fazer a vacina chegar a todos os municípios com rapidez e envidar esforços para superar os prejuízos causados pela crise de saúde que se instalou em todo País.

Ao longo dos dois últimos anos a união dos gestores foi vital para importantes conquistas, dentre elas, as que seguem:

Promulgação da Emenda Constitucional 112/2021, determinando que a União repasse 1% adicional ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Promulgação da EC 113/2021, estabelecendo o parcelamento da dívida da previdência em 240 meses.  

Sancionada a Lei 14.230/21, que alterou a Lei de Improbidade Administrativa. Uma das principais alterações é a exigência do dolo para que os agentes públicos sejam responsabilizados. 

Aprovação PLS 486/2017 – Lei das Associações. Aprovado no Senado Federal, o Projeto de Lei regulamenta as associações de municípios, referendando a sua atuação na defesa dos interesses municipais.

Regulamentação do Fundeb – Lei 14.113/202. Aprovada nas duas casas legislativas a Lei regulamenta o Fundeb e atendeu pontos defendidos pelo movimento municipalista, entre os quais a prorrogação dos prazos de transição para 2023.

Promulgação da PEC 122/2015, que proíbe a legislação federal de criar despesas para os estados, Distrito Federal e municípios sem que haja previsão de fontes orçamentárias e financeiras ou transferência dos recursos necessários para a prestação do respectivo serviço público.

Principal bandeira de luta da UPB, a redução da alíquota previdenciária dos municípios de 22,5% para a metade, é batalha que a diretoria 2021/2022 deixa bem encaminhada. A PEC 14/2022 teve a admissibilidade reconhecida e aprovada pela CCJC da Câmara dos Deputados, e aguarda-se agora a designação de uma comissão especial para analisar o mérito e relatar ao plenário.

A segurança e o bem-estar dos colaboradores e das prefeitas e prefeitos que frequentam a sede da UPB também foram motivos de preocupação da diretoria que, com recursos próprios, reestruturou o prédio, promovendo reformas significativas.

Fonte / Foto: ASCOM UPB

Related posts

Justiça determina que Facebook deve apresentar dados de autores de Fake News e ataques contra prefeito de Catu

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeita Suzana Ramos parabeniza a Bahia pelo 2 de Julho

Fulvio Bahia

Comissão aprova espaço de convivência para cães e gatos em unidades do Minha Casa, Minha Vida

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais