ArteCulturaLiteratura

“Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa” realiza a sua 2ª edição no centro de Salvador com entrada gratuita 

Unindo teatro, música, literatura e cinema, o evento promete celebrar a língua portuguesa e agitar a capital baiana entre os dias 03 e 05 de maio 

De acordo com o Instituto Camões (2022), a língua portuguesa é a quarta língua materna mais falada no mundo. Isso significa que entre 260 e 300 milhões de pessoas têm o idioma como oficial, representando cerca de 3,7% da população mundial. 

Para comemorar a sua expansão e intercâmbio entre os povos, o “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa” chega em sua 2ª edição durante os dias 03, 04 e 05 de maio, com uma programação diversa, gratuita e que acontecerá entre o Gabinete Português de Leitura e o Espaço Cultural da Barroquinha, em Salvador.

“O Viva a Língua” será uma grande celebração da língua portuguesa, onde o público poderá conferir o idioma em suas diferentes formas de falar, seja com o português do Brasil, (América Latina), de Portugal (Europa) e o de Cabo Verde (África), tudo estará interligado, entre as apresentações, a ativação dos espaços e também através da arte”, ressalta Ricardo Duarte, organizador do evento. 

Pessoa, um dos maiores poetas

Pensando na importância que tem a língua portuguesa, a sua construção, debate e a capacidade que ela tem de expandir o conhecimento entre as pessoas e agregar, promovendo um intercâmbio de ideias e ações, o evento segue com uma programação voltada para a cultura, através da música, do teatro, da literatura e do cinema, promovendo uma conexão sensorial e de reflexão para os falantes do dialeto. 

“Minha pátria é a minha língua”. É parafraseando o poeta e escritor português Fernando Pessoa que acontece o primeiro dia da programação do festival, no dia 03 de maio, às 16h, no Gabinete Português de Leitura (Praça da Piedade), com a apresentação da peça “Fernando Pessoa – O Espetáculo”, que completa 30 anos da sua estreia e apresentará a poesia de um dos maiores escritores da língua portuguesa, através do teatro.

Segundo dia

No dia 04 de maio (domingo), às 14h30, no Espaço Cultural da Barroquinha,  acontecerá uma roda de conversa com nomes incontestáveis da literatura: o premiado escritor português Valter Hugo Mãe; a escritora cabo-verdiana Vera Duarte – que na ocasião, irá lançar o seu livro “A Vénus Crioula” no Brasil – e a escritora baiana Lívia Natália. “É com muita alegria e satisfação que vou à Bahia, terra de Zumbi do Palmares, para participar do Festival da Língua Portuguesa e poder falar da língua portuguesa”, diz Vera Duarte.  

Ainda no dia 04 de maio, às 18h, na Barroquinha, após a roda de conversa entre os autores, o cantor, Lazzo Matumbi, se apresentará com o show “Lazzo Canta Melodia”. O repertório, composto majoritariamente por canções de Luiz Melodia, trazendo “Juventude Transviada”, “Surra de Chicote”, “Ébano”, “Negro Gato”, “Estácio Hollyday Estácio” e outros tantos sucessos reinterpretados de modo particular, com arranjos refeitos e assinados pelo próprio Lazzo que irá se apresentar com a banda completa. Ele, que é baiano, de Salvador, primeira capital do Brasil, país com maior número de falantes da língua portuguesa no mundo, destaca a importância de participar do evento. “É uma grande alegria participar do festival “Viva a Língua” que exalta a nossa língua mãe”, revela o músico. 

Encerramento

Já no dia 05 de maio, às 13h30, no Gabinete Português de Leitura, acontecerá o último momento da programação com uma mostra de cinema em Língua Portuguesa, oriundos de vários países como o Brasil, Portugal e Cabo Verde e com a presença de um dos autores das películas que irá dialogar com o presente. Uma junção perfeita entre a sétima arte, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa e o local escolhido. “Vamos ativar um espaço nobre onde a língua está muito viva, que é o Gabinete Português de Leitura”, reforça o organizador do Viva a Língua, Ricardo Duarte. 

Encerrando a programação de atividades, ainda no dia 05 de maio, às 17h, será realizada uma apresentação da camerata Opus Lumen, da OSBA, a Orquestra Sinfônica da Bahia. 

O “Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa” é um projeto via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM). 

Serviço:

“Viva a Língua – Festival da Língua Portuguesa”

Quando: De 03 a 05 de maio  

Onde: Espaço da Barroquinha e Gabinete Português de Leitura 

Quanto: Ingressos gratuitos, obedecendo à ordem de chegada ao local e sujeito à lotação permitida pelo espaço;

Realização: Baiano Eventos via programa de isenção fiscal Viva Cultura da Prefeitura de Salvador, Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult) e a Fundação Gregório de Mattos (FGM). Informações à imprensa: AGL Comunicação | Ana Geisa Lima | (71) 99289-1427 | agljornalismo@gmail.com |
Programação:

03.05 – Sábado
16h – Gabinete Português de Leitura
Abertura do evento e apresentação do teatro “Fernando Pessoa – O Espetáculo”.

04.05 – Domingo
Barroquinha
14h30 – Roda de conversa com o escritor Valter Hugo Mãe, a escritora Lívia Natália e a escritora Vera Duarte que irá lançar o seu livro “A Vénus Crioula”, com sessão de autógrafo;

Barroquinha
18h – Apresentação do show “Lazzo canta Melodia”

05.05 – Segunda
Gabinete Português de Leitura
13h30 – Mostra de cinema em Língua Portuguesa, oriundos de vários países como o Brasil, Portugal e Cabo Verde com a presença de alguns autores dos filmes;

17h – Apresentação da camerata Opus Lumen, da OSBA, a Orquestra Sinfônica da Bahia.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Caio Lírio

Related posts

OSBA celebra 41 anos de história com concerto neste domingo na Biblioteca Central do Estado

Fulvio Bahia

Série baiana “Donas do Baba” está disponível no YouTube

Fulvio Bahia

Sob nova gestão, Arquivo Nacional promete priorizar a diversidade

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais