AeroportoAposentados e PensionistasBrasilEconomiaTransporte

Voa Brasil fecha quarto mês com 20 mil aposentados em viagens

Número seria suficiente para lotar mais de 150 aeronaves, movimentando a economia de 77 cidades

O Programa Voa Brasil, que beneficia aposentados do INSS com passagens de até R$ 200 o trecho, fechou o quarto mês de funcionamento com mais de 20 mil bilhetes reservados. O número seria suficiente para preencher todos os assentos de mais de 150 aeronaves da Embraer, com pousos e decolagens em 77 cidades de todos os estados brasileiros.

“São números que mostram que nosso objetivo está sendo atingido, que é incluir mais brasileiros no transporte aéreo. Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, avalia o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Sílvio Costa Filho

Os dez destinos mais procurados nos primeiros quatro meses foram São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte. Juntas, estas cidades receberam 78% de todo o volume de reserva do Voa Brasil no período. Sudeste (com 44%) e Nordeste (40%) foram as regiões mais procuradas, seguidas por Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e Norte (3%).

Cada aposentado do INSS pode adquirir até dois trechos por ano no site gov.br/voabrasil. O programa foi lançado no final de julho deste ano somente para aposentados e terá uma segunda etapa, destinada a estudantes de baixa renda no primeiro semestre de 2025.

Como funciona

O programa não conta com subsídio governamental para a aquisição de passagens aéreas. Funcionando com base na liberdade de oferta das companhias aéreas parceiras. “É uma política de cooperação que fizemos com as companhias aéreas no sentido de fazer com que mais brasileiros possam voar”, enfatiza Tomé Franca, secretário de Aviação Civil, do MPor.

Segundo ele, baseado em uma análise de dados, observou-se que 10% da população brasileira tem mais de 65 anos e apenas 2% dos assentos das aeronaves que viajam pelo Brasil são ocupados por essas pessoas. “Fizemos o cruzamento desses dados e entendemos que o idoso, a pessoa que tem mais do que 65 anos, precisa e pode viajar mais. Então, é um programa que busca incentivar uma parcela da população que está fora do mercado e que não tem condição de viajar”, avalia o secretário Tomé.

A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é lançar a segunda etapa do programa no primeiro semestre de 2025, no qual serão beneficiados os estudantes de instituições de ensino público.

Como comprar – É importante destacar que o Governo Federal não realiza o gerenciamento sobre rotas, datas, horários e assentos a serem ofertados pelas companhias aéreas no âmbito do programa. O Voa Brasil respeita a liberdade tarifária e a autonomia dos itinerários de cada empresa aérea.
Para comprar o bilhete, é preciso entrar no site gov.br/voabrasil. O login e a senha são os mesmos usados para acessar outros benefícios e programas do governo. A pessoa será direcionada à plataforma de compras, na qual irá escolher a origem, o destino e a data da viagem. O sistema verifica se há oferta disponível em algumas das companhias disponíveis. Ai, basta comprar.

As cinco cidades mais procuradas por região nestes quatro meses foram:

Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Vitória
Sul: Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Foz do Iguaçu e Navegantes
Nordeste: Fortaleza, Recife, Salvador, João Pessoa e Natal
Norte: Belém, Manaus, Palmas, Santarém e Porto Velho
Centro-Oeste: Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá e Caldas Novas

Fonte: Agência GovBr
Foto: MPor

Related posts

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 9

Fulvio Bahia

Lauro Chaman é ouro no contrarrelógio da Copa do Mundo de Maniago (ITA)

Fulvio Bahia

CAPES divulga edital de programa de apoio a eventos de pós-graduação no País

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais