Atividades fazem parte de iniciativa mundial voltada para a limpeza de rios, praias e áreas verdes.
Com o objetivo de combater a poluição causada pelos resíduos lançados no meio ambiente, foi realizado no último sábado (16), o Clean Up Day, ação global que celebra o Dia Mundial da Limpeza. A data marca um movimento cívico que une cerca de 191 países e milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar o planeta.
Em Salvador, mais de 150 voluntários se juntaram para recuperar a APA Joanes Ipitanga, em ação organizada pelo grupo Solví, em parceria com o Salvador Bahia Airport, Prefeitura de Salvador, Limpurb, Embasa, Inema a associação de moradores do Loteamento Vara Verde, no bairro da Boca da Mata.
Bruno Caldas, Superintendente da regional Bahia do Grupo Solví destaca “o engajamento em ações como essa reforçam o compromisso que temos em nosso DNA de promover a sustentabilidade dos nossos negócios contribuindo com a preservação do meio ambiente. É um momento para sensibilizar e incentivar a sociedade e as organizações públicas e privadas, fortalecendo a relação social, aumentando a confiança dos munícipes em nosso trabalho e ratificando o comprometimento na construção de um futuro mais sustentável para as proximas gerações”.
A área de preservação ambiental – APA Joanes-Ipitanga – abrange os municípios de Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias d’Ávila, São Sebastião Passé e São Francisco do Conde. Com uma área de 64.463 hectares, tem como objetivo proteger os mananciais dos Rios Joanes e Ipitanga, responsáveis pelo abastecimento de cerca de 40% de Salvador e Região Metropolitana.
A ação ambiental foi localizada próxima ao Loteamento Vara Verde, envolvendo a comunidade local e voluntários das empresas parceiras. O grupo realizou o plantio de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e a catação de resíduos. Além disso, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) contribuiu com a roçagem mecânica e retirada de entulhos.
“A conscientização do entorno é de suma importância, e estamos comprometidos com o desenvolvimento sustentável nas regiões em que atuamos. Essas ações demonstram nosso firme compromisso com a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade”, destaca Alessandra Reis, gerente de Meio Ambiente da VINCI Airports no Brasil, administradora do Salvador Bahia Airport.
O dia foi marcado também por atividades simultâneas em outras localidades: área de manguezal na Comunidade de Muribeca, Parque Sustentável de Canabrava e Praia do Jardim de Alah. Ao todo, o Clean Up Day mobilizou mais de 300 pessoas com o objetivo comum de contribuir com a saúde do planeta e combater as mudanças climáticas.
Para o presidente da Limpurb, Omar Gordilho, ações como essas são extremamente positivas e refletem o quanto a contribuição de cada um faz a diferença. “Iniciativas assim tem um potencial de mobilização muito forte. É como se cada voluntário mostrasse para os banhistas, comerciantes e demais pessoas que manter a limpeza da cidade e preservar o meio ambiente é um dever de todos. Por isso, ficamos felizes em apoiar esses projetos e incentivamos que todo mundo também se organize e esteja presente contribuindo com essa ação de impacto mundial”, destacou.
Sobre o Clean Up Day
Desde 2018, a ação global já reuniu mais de 71 milhões de pessoas que saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades. Em 2023, o Clean Up Day conta com o apoio do Grupo Solví, Salvador Bahia Airport, Limpurb, Embasa, Inema, Prefeitura de Salvador e Loteamento Vara Verde em ações que mobilizam a comunidade local, voluntários e colaboradores na realização de atividades de preservação ambiental.
Fonte: Divulgação
Foto:Will Recarey