BahiaEsporte

Wakeboard se consolida no Brasil com novos eventos e talentos

Conheça os vencedores revelados no Campeonato Baiano

A prefeitura da cidade de São Paulo emitiu uma pesquisa que afirma que o wakeborad é o esporte aquático que mais cresce no mundo, com mais de 4,5 milhões adeptos. No Brasil, não é diferente. Em 2022, Mariana Nep e Pedro Guaru deram duas medalhas internacionais para o país nos Jogos Sul-americanos Assunção. Eles ficaram na terceira colocação da modalidade, mas já destacaram a força do esporte para a bandeira verde e amarela. Em 2023, Mariana garantiu vaga direta para a final do Pan-Americano de Santiago.

Outro destaque do wakeboard no país é Marcelo Marques Giardi, o Marreco. O atleta tornou-se o mais forte competidor do país, depois que conseguiu sua primeira vitória na categoria profissional na etapa de Atlântida do Brasileiro de Wakeboard, no início de 1998. Marreco é conhecido por suas manobras, que executa com grande intensidade, além de muita técnica. Em 2006, o atleta sagrou-se pentacampeão no Circuito Brasileiro de Wakeboard, vencendo três das quatro etapas do circuito.

Eventos constantes na Bahia revelam novos talentos:

Para quem está conhecendo agora, o wakeboard é um esporte aquático praticado através de uma prancha com botas, que é puxada por uma lancha ou sistema de cabos, conhecidos como cable parks e guinchos. Mas não é apenas pelas medalhas internacionais que a prática tem sido renomada. Eventos com foco na modalidade têm crescido em todo o Brasil. O Campeonato Baiano de Wakeboard 2023, por exemplo, aconteceu neste mês de dezembro na Marina Jacob Adventure, situada em Barra do Jacuípe, e exibiu novos talentos com apoio da Federação Baiana de Jet Ski, do Governo do Estado da Bahia (pela Sudesb), da NAVIS e do Vintage Car Protection.

Na Categoria Feminina, ganharam destaques nomes como Isabele Knak (@belnaksurf), Carolina Saikoski (@carolsaiko) e Rejani Marisa (@rejanimarisa). Como Masculino Iniciante, Felipe Alves foi o grande vencedor, e subiu ao pódio com Luciano Costa (@lucianodubiba) e Jean Vitor (@jeanvittor_). O Masculino Intermediário teve Arnaldo Neto (@arnaldoneto16) como descoberta de destaque, seguido de Leonardo Jacob (@leonardocjacob) e o Leonardo Cruz (@lmcr.uz).

“Os novos talentos estão prometendo grandes destaques internacionais. Foi uma disputa acirrada, assim como ocorreu no Campeonato Baiano de Jet Ski, resultando em uma competição dinâmica e esperança para a grandeza do futuro do esporte no país”, explica o premiado baiano Bruno Jacob (@jacobjetski), referência mundial por suas manobras no jet ski.

Assim como Jacob, que acumula vitórias em competições globais na França e na Espanha, além do título de King of Freeride, outros atletas renomados estiveram presentes no evento. “Com certeza veremos mais eventos como este chegando anualmente na Bahia e em outras regiões”, conclui Bruno.

Resumo dos vencedores do Campeonato Baiano de Wakeboard 2023:

Categoria Feminina
1o Isabele Knak (@belnaksurf)
2o Carolina Saikoski (@carolsaiko)
3o Rejani Marisa (@rejanimarisa)

Categoria Masculino Iniciante
1o Felipe Alves (@felipea.alves) 2o Luciano Costa (@lucianodubiba) 3o Jean Vitor (@jeanvittor)

Masculino Intermediário
1o Arnaldo Neto (@arnaldoneto16)
2o Leonardo Jacob (@leonardocjacob)
3o Leonardo Cruz (@lmcr.uz)

Fonte: Ciative
Foto: Lucciano Cruz

Related posts

Evento debate espaço para pessoas negras no mercado da arte

Fulvio Bahia

Hipismo: Thomas Wolff será homenageado na abertura do encontro de veterinários no Jockey Club São Paulo

Fulvio Bahia

Governo do Estado faz 2ª convocação de aprovados em concurso da Polícia Civil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais