ArteCulturaFotografiaSalvador

Wendell Wagner promove oficina gratuita de colagem manual “Colando na Vida”

Serão dois dias de atividade, totalmente gratuita e aberta ao público

Após estrear a exposição solo “Bafrika”em Moçambique, com fotografias produzidas na Bahia e durante a sua primeira viagem ao Togo, em 2013, o fotógrafo e colagista baiano Wendell Wagner realiza nos dias 5 e 7 de novembro, a oficina gratuita de colagem manual “Colando na Vida”, que integra o projeto ColágenoAfro em conjunto com a mostra visual.

A atividade acontece no ZUMVÍ – Arquivo Afro Fotográfico, localizado no Pelourinho, em frente à Casa do Olodum, em ambas as datas das 14h às 18h, e tem inscrições gratuitas. Serão oferecidas 15 vagas por turma e para participar os interessados devem preencher o formulário de inscrição neste link.

Além de apresentar um breve panorama de seu trabalho e histórico da técnica, Wendell Wagner propõe estimular experimentações através da criação de colagens que esbocem a relação de cada participante com Salvador, suas histórias de vida, sonhos e realizações. A oficina é uma contrapartida do projeto Bafrika – ColágenoAfro, contemplado no edital do Programa de Mobilidade Cultural 2024, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

“A emoção de ter pisado em solo africano me toma até hoje com a mesma sensação que me veio ao estar em uma rua comercial de Lomé, capital do Togo, e me deparar com sua população que dizia muito sobre mim. Era um mar de gente preta ondulando sobre o asfalto, concreto e terra vermelha e, mesmo morando em Salvador, o impacto que aquele acontecimento reverberava em mim era mais forte e familiar do que estar onde nasci”, relembra Wendell Wagner.

A técnica de colagem manual que levou o fotógrafo de volta à África o acompanha desde a adolescência e protagonizou a sua primeira exposição solo e independente, lançada em Salvador em setembro de 2023. Segundo Wendell, a possibilidade de unir mundos, pessoas, objetos, elementos da natureza e transformá-los em novas imagens é o que torna real as narrativas propostas no projeto ColágenoAfro.

Sobre Wendell Wagner |

Wendell Wagner é fotógrafo, soteropolitano, Bacharel em Comunicação com habilitação em Produção Cultural e Jornalismo, ambos pela Universidade Federal da Bahia. Iniciou sua trajetória no Labfoto – Laboratório de Fotografia da UFBA, onde foi monitor e realizou trabalhos autorais, participou de exposições coletivas e produziu dois livros fotográficos (Martin em Cena, 2009; e Suspenso, 2014) como trabalhos de conclusão de curso. Atuou como fotógrafo das prefeituras de Salvador e Camaçari e atualmente tem uma empresa de fotografia chamada Caixa de Fósforo. Especializou-se em Fotografia de Palco e colaborou com os teatros Castro Alves, Vila Velha, Martin Gonçalves, além de acompanhar o Balé Folclórico da Bahia em sua turnê no Togo e o encerramento dela no TCA resultando no livro intitulado Balé Folclórico da Bahia (2016).

Serviço |

O quê: Oficina de Colagem Manual “Colando na Vida” com Wendell Wagner
Quando: 5 e 7 de novembro, das 14h às 18h
Onde: ZUMVÍ – Arquivo Afro Fotográfico (em frente à Casa do Olodum – Rua Gregório de Matos, 29 – Pelourinho) 
Quanto: Gratuito
Formulário de Inscrição: https://forms.gle/aLUraiA9YQs1DQah7

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

Secult lança 26 editais da Paulo Gustavo Bahia; inscrições começam na terça-feira (26)

Fulvio Bahia

OSBA apresenta a Série Viagens Sinfônicas no dia 03 de maio com Sinfonia de Gustav Mahler

Fulvio Bahia

Muncab reabre nesta segunda-feira (6) com exposição “Um Defeito de Cor” e roda de conversa gratuita com escritora

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais