Prefeitura Municipal de SalvadorSalvadorUrbanização

Workshop na Codesal debate projeto de intervenção urbanística na comunidade de Vila Mar

O C40 CFF (Cities Finance Facility) promoveu workshop presencial para avaliação de necessidades de equidade e inclusão no âmbito do projeto de intervenção urbanística na comunidade de Vila Mar. O evento, realizado no auditório da Codesal, contou com a participação de servidores da Prefeitura de Salvador.

O projeto para a comunidade de Vila Mar, em Canabrava, visa sanar problemas históricos da região, onde mais de 2 mil famílias convivem com o risco de alagamento e deslizamento de terra.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou “os esforços da gestão municipal para construir uma Salvador mais segura e que se traduz, principalmente, em projetos de soluções urbanísticas em áreas de vulnerabilidade, a exemplo de Vila Mar, com os quais a Codesal vem colaborando”.

A assessora técnica da GIZ em Salvador, Cristiane Borda Pinheiro, explicou que o objetivo do workshop era o de “definir conjuntamente a linha de equidade e inclusão de ações e estratégias existentes nos órgãos da Prefeitura”.

Ainda segundo ela, o encontro buscou identificar as comunidades específicas do projeto e os grupos vulneráveis que podem ser afetados, além de pontuar que o enfoque de equidade e inclusão estejam presentes na concepção e implementação do projeto.

Experiências

Os pontos focais do Comitê Deliberativo do Projeto Vila Mar apresentaram experiências prévias do município, programas e projetos já implantados e informações relativas ao contexto local da comunidade.

A técnica da Codesal Simone Café, atualmente coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância, falou da experiência na criação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) na comunidade de Vila Mar, em novembro de 2016, e da importância do projeto na implementação de políticas públicas do município.

O diretor da Prefeitura-Bairro de Pau da Lima, Edmar Fernandes, ressaltou a importância das lideranças nas comunidades como facilitadoras da atuação da gestão pública, destacando que a missão das Prefeituras-Bairro é interagir com as comunidades, conhecer suas necessidades e demandas, articular ações junto às demais secretarias e outros órgãos da administração municipal, visando oferecer os principais serviços.

O coordenador do Observatório da Discriminação Racial e LGBT+ da Semur, Eden Vinícius, destacou que “a própria existência da Semur (Secretaria Municipal da Reparação) se configura em uma política de equidade e inclusão”, atuando basicamente em dois eixos, o racial e o LGBT+.

O chefe de gabinete da Fundação Mario Leal Ferreira, Fagner Dantas, enfatizou os projetos em que a Fundação está envolvida no âmbito da equidade e inclusão, citando os projetos Guerreira Zeferina, Mané Dendê e Comunidade Pé Preto.

Origem

“O projeto de Vila Mar nasceu do Plano de Ações Estruturais (PAE) da Codesal, escolhido no processo seletivo realizado pelo CFF. O organismo apoia cidades em países em desenvolvimento para mobilizar financiamento tanto para projetos de mitigação do clima como de adaptação”, explica a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

Com aportes de R$2 milhões da Prefeitura de Salvador e R$1,6 milhão do CFF, a inciativa prevê, entre outros, beneficiamentos para transformar áreas alagáveis em ambientes de lazer, com o uso de tecnologia verde, reduzir a ocorrência de deslizamentos de terra com vegetação apropriada, escadas drenantes, entre outros recursos.

O acordo de cooperação entre a Prefeitura e o Fundo Financeiro do C40 (CFF) para a realização da iniciativa foi assinado pelo prefeito Bruno Reis, em agosto do ano passado, no auditório do HUB Salvador, no Comércio, e contou com as do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo; do vice-diretor do C40 para a América Latina, Ilan Curpistain; da gerente de Projetos da GIZ/Alemanha, Suzane Kempf; e demais autoridades.

Related posts

Presidente do PT reage após pesquisa apontar vitória, no 1° turno, de Bruno Reis contra vice-governador: “Geraldo Júnior começa melhor do que Jerônimo”

Fulvio Bahia

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta quinta (9)

Fulvio Bahia

BTCA realiza ensaio aberto do espetáculo infanto-juvenil “Você Sabia?”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais