Abordagem multimétodo permite capturar insights qualitativos e quantitativos, bem como fazer o mapeamento de variáveis socioeconômicas, demográficas e comportamentais dos consumidores baianos.
A Youpper Insights, consultoria especializada em Consumer & Media Insights lançou, em comemoração aos sete anos de mercado, a pesquisa “Olhares da Bahia”. O estudo está estruturado em três pilares: documental (desk research), olhar perceptual – cartografia comportamental + tríades e olhar percentual – pesquisa quantitativa. A pesquisa foi iniciada em agosto e segue até dezembro de 2023. Até o momento, 600 pessoas, acima de 18 anos, foram entrevistadas e 100% delas se preocupam com a violência e segurança nos municípios baianos.
O CEO da Youpper, o professor e cientista de dados, Diego Oliveira explica que para alcançar uma compreensão mais abrangente e aprofundada do estudo, optaram pela adoção da abordagem multimétodo. Em campo, apuram o olhar para o entendimento de quem são as pessoas correspondentes aos nove pilares da pirâmide – do rico, rico; ao pobre, pobre -, na qual segmenta seus consumidores não apenas segundo critérios etários e renda, mas também de acordo com seu poder de influência, comportamento e consumo dentro e fora da comunidade periférica que residem.
O multimétodo combina a realização de grupos focais mensais e entrevistas quantitativas ao longo de um período de cinco meses. A cada mês, novas pessoas e famílias são entrevistadas. Nesse início, os sentimentos identificamos na pesquisa foram:
Jovens – alegria, coletividade e medo;
Adultos – empoderamento, luta, esperança, coletividade e medo;
Idosos: valorização, luta, tristeza, imobilidade, revolta e segurança.
Dados
Cerca de 20 etnografias familiares foram realizadas. Os dados coletados se referem à segurança pública, onde 100% das pessoas entrevistadas se preocupam com a violência; a qualidade de vida apresentou 75% dos que desejam melhorias; 70% para o combate à corrupção; 90% pede desenvolvimento do turismo; 9 a cada 10 pessoas se queixam do desemprego e medo da corrupção; 75% destacam a poluição ambiental; 80% denunciam a falta de investimentos em turismo e o mesmo percentual foi coletado para as pessoas que acreditam em mudanças positivas nos próximos anos.
A valorização do tempo com a família também é destaque neste estudo, onde 75% das pessoas preferem passar as horas vagas com seu clã. A casa própria continua sendo um dos principais desejos, pois transmite segurança, conforto e tranquilidade para uma boa relação familiar. 40% pretendem trocar ou comprar uma nova casa/apartamento.
“Ver de perto. Cada pessoa é muito além do que se vê. Dentro da pirâmide, existem vários formatos de opinião que possuem vínculo muito forte com vários assuntos e, por isso, viram referência dentro dos seus círculos. Dado seu alto envolvimento com o tema, eles antecipam o novo e os traduzem para seus grupos. Pesquisar os formadores comunitários é, portanto, uma forma de enxergar no presente alguns comportamentos que serão massivos no futuro”, explicou Oliveira.
Olhares da Bahia
O estudo é realizado por meio da combinação entre a pesquisa documental (desk research). compreendendo uma revisão bibliográfica, ancorada em três pilares: na Antropologia e na Sociologia do consumo e dos efeitos nos seus sujeitos; nos estudos e considerações acerca da interface consumidor, cidadão, vínculos e conteúdo; e nos estudos de recepção (pesquisas feitas na Academia e dados secundários de diversas fontes disponíveis e online).
O Olhar perceptual – cartografia comportamental, que tem a técnica de observação. A etnografia proposta consiste no estudo de um objeto por convivência direta com a realidade onde se insere. A etnografia familiar, como modelo proposto de observação, nos possibilita apreender e registrar o envolvimento dos moradores com vários temas do dia a dia, além da relação com os meios de comunicação, notícias e acontecimentos. Por mês, são realizadas imersão no cotidiano de diversas famílias.
O Olhar percentual – pesquisa quantitativa é feito por meio de aplicação de entrevistas individuais. A fase traz a quantificação dos principais atributos a serem acompanhados para a construção dos valores e frentes, com objetivo de aproximar as decisões / ações ao público em geral, em especial as pessoas com influência na comunidade (para as classes mais populares) e, de fato, o quê e quem influencia as classes sociais. “Essa pirâmide pode ser o chamariz de tudo, porque o estudo “Olhares da Bahia’ vai além de letras”, advertiu.
Fonte: ASCOM Youpper
Imagem: Divulgação