Clima / TempoMeio AmbientePreservação Ambiental

Zoológico de Salvador adota medidas para proteger animais durante onda de calor

Diante da intensa onda de calor que afeta a capital baiana, a equipe do Zoológico de Salvador se destaca ao programar medidas estratégicas focadas no bem-estar dos animais silvestres. Veterinários, biólogos, tratadores e auxiliares de nutrição animal esforçam-se para mitigar os efeitos do calor, ampliando as opções de frutas com alto teor de água, oferecendo sorvetes de carne e frutas, e realizando ajustes nos recintos, como o enriquecimento de tocas e a criação de áreas de sombreamento.

“As intervenções asseguram uma nutrição adequada, proporcionando uma alimentação que visa amenizar os efeitos do calor, ao mesmo tempo, em que contribui para a hidratação adicional”, explicou Anna Celly, bióloga do Zoo. Ela destaca ainda a importância do enriquecimento dos recintos com plantas, criando um ambiente confortável termicamente. Localizado em plena área urbana, a reserva faunística é reconhecida como centro de referência na preservação de animais silvestres ameaçados de extinção, pertencentes à fauna brasileira.

O Zoológico de Salvador adota uma dieta animal completa e equilibrada, desenvolvida por especialistas para atender às necessidades fisiológicas específicas de cada espécie sob seus cuidados. A elaboração de um enriquecimento alimentar e um enriquecimento estrutural levam em consideração as limitações de um ambiente restrito e a saúde das espécies. Assim, potencializa o bem-estar e a conservação dos mamíferos, das aves e dos répteis do zoo.

Em um momento em que as condições climáticas demandam atenção redobrada, o zoo reforça seu compromisso não apenas como local de visitação, mas como agente ativo na conservação, na preservação e nos cuidados específicos que cada espécie precisa”. A dedicação diária da equipe é crucial nesse processo. Os cuidadores e veterinários monitoram atentamente os sinais dos animais, intervindo prontamente quando necessário para garantir o conforto e a saúde de cada bicho”, explicou a bióloga.

Além das melhorias físicas, o zoológico realiza um trabalho contínuo de educação ambiental para os visitantes. ‘Por meio de atividades guiadas, buscamos constantemente conscientizar sobre a importância de respeitar o ambiente natural dos animais, destacando o trabalho da equipe do zoo para manter o conforto dos animais silvestres em seus recintos’, ressaltou Samanta Grimald, responsável pelo setor de educação ambiental do Zoológico.”

O Zoológico cuida atualmente de 1.400 animais, distribuídos em 134 espécies, compreendendo 56 de aves, 45 de mamíferos e 31 de répteis, sendo 88% delas de origem brasileira. Das 134 espécies, 40 estão ameaçadas de extinção em seus habitats naturais. O horário de funcionamento do Zoológico é das 09h às 17h, de terça a domingo, incluindo feriados, localizado na Rua Alto de Ondina, s/n, bairro de Ondina.

Fonte: Inema/GOVBA
Foto: Fulvio Bahia

Related posts

ABI: Nota de Protesto contra aprovação do PL que permite derrubada de vegetação nativa em APPs

Fulvio Bahia

Nascente no município de Cristópolis é recuperada por projeto da Aiba

Fulvio Bahia

19ª edição do Eco Folia Solidária beneficia centenas de catadores(as), no primeiro dia de carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais