BahiaInclusão SocialJustiça

Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza a primeira sessão do Tribunal Pleno com tradução em libras

A ação objetiva promover a valorização e a autonomia do cidadão surdo, reconhecendo seus direitos, por meio da difusão da Língua Brasileira de Sinais.

Na última quarta-feira (1º), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizou a primeira sessão do Tribunal Pleno com a presença de intérprete de libras. A ação busca promover a inclusão, mediante a tradução simultânea da língua portuguesa para a língua de sinais.

No momento da abertura da sessão, o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, destacou a inovação. “É com satisfação que os julgamentos desta Corte, além de serem transmitidos pela rede mundial de computadores, passam agora a ser traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais. Agradeço a presença das tradutoras Carleane Aparecida Soares e Vanessa Andrade da Silva, essenciais ao implemento das políticas de inclusão social. Bem-vindas e um excelente trabalho às senhoras’’, declarou o Magistrado.

A presença do intérprete de libras nas sessões é mais uma ação da Presidência do PJBA em aderência a Resolução n. 401/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina ao Poder Judiciário garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, com a contratação de intérpretes em libras para as sessões e os eventos a serem realizados pelos Tribunais.

A iniciativa dá seguimento ao plano de ação apresentado pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 10 (Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles). Além disso, cumpre com o planejamento estratégico, no que se refere às iniciativas de inclusão e acessibilidade no âmbito do PJBA.

Fonte / Foto: ASCOM TJBA

Related posts

Operação Dia dos Namorados da Codecon segue até esta quarta (12)

Fulvio Bahia

Casa da Mulher Brasileira já atendeu mais de 2 mil mulheres em quatro meses de funcionamento

Fulvio Bahia

Polícia Militar da Bahia lança Conselho de Controle Interno de Processos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais