Defensoria PúblicaMunicípiosSaúde

Brumado: Prefeitura e defensoria Pública firmam acordo para criar uma Câmara de Conciliação de Saúde

Com o acordo, a Prefeitura de Brumado não precisará responder por casos que são competência do poder público estadual e/ou federal, já que estes serão encaminhados diretamente para os órgãos e judicialização responsáveis

Com o objetivo de diminuir a judicialização e facilitar a oferta de medicamentos e serviços de saúde pública à população, a Prefeitura de Brumado e a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), firmaram um acordo para criar uma Câmara de Conciliação de Saúde.

Esse órgão tem o propósito de assistir os brumadenses que encontram dificuldades em conseguir remédios, consultas, exames, cirurgias e procedimentos que são de responsabilidade do município. A Câmara deve reduzir os casos de judicialização (quando a pessoa recorre à justiça a fim de reivindicar algum procedimento), ao promover soluções administrativas para acesso ao sistema de saúde.

A Câmara de Conciliação de Saúde irá funcionar por meio de sistema de processo virtual, com a DPE/BA encaminhando as situações demandadas pela população, para um profissional da saúde de Brumado, que ficará encarregado por elaborar o parecer técnico e realizar o encaminhamento para os setores municipais de saúde para que estes ofereçam os serviços necessários. 

Agora com esse acordo, a Prefeitura de Brumado não precisará responder por casos que são competência do poder público estadual e/ou federal, já que estes serão encaminhados diretamente para os órgãos e judicialização responsáveis. 

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, “A Câmara permite que o município possa atender as demandas de sua alçada, que são as de baixa complexidade, sem vir a ser alvo de judicialização por obrigações que não são suas. O município deve cumprir com suas obrigações e o Estado com as dele. Encaramos o instrumento com bons olhos e esperamos poder garantir uma saúde cada vez melhor para nossa população”,  

O termo de cooperação técnica que criou a Câmara de Conciliação em Saúde foi firmado no final de março com assinatura da defensora pública geral, Firmiane Venâncio, e do gestor municipal, Eduardo Lima Vasconcellos. Já o funcionamento efetivo do órgão deve ser iniciado no início de maio.

Fonte / Imagem: SECOM PMB

Related posts

Descarte correto de entulho previne problemas de saúde pública – saiba como proceder

Fulvio Bahia

IdeiaSUS Fiocruz adere campanha da Unaids e reúne experiências sobre HIV/Aids

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: Cai Mas Não Cai é a grande campeã do concurso municipal de Quadrilhas Juninas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais