BrasilEconomiaGoverno FederalMunicípiosPolítica

Conheça baiano indicado à alta cúpula do Banco Central

Ailton Aquino dos Santos é da cidade de Jequié e foi nomeado pelo ministro Fernando Haddad

Um baiano, da cidade de Jequié, foi indicado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a diretoria de Fiscalização do Banco Central. Ailton Aquino dos Santos é formado em Ciência Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde também fez uma pós-graduação na mesma área, e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), em Brasília. Ele tem ainda mais três especializações em Contabilidade Internacional, Engenharia Econômica de Negócios e Direito Público.

Vale ainda pontuar que é a primeira vez na história que o Banco Central terá um homem negro na alta cúpula. O nome dele foi anunciado na última segunda-feira (08).

Com o novo cargo, Ailton vai substituir Paulo Sérgio Neves de Souza, indicado pelo governo anterior. Tradicionalmente o cargo de Fiscalização é ocupado por nomes de carreira na instituição. No momento, o baiano tem 25 anos de casa e atualmente é auditor chefe no Banco Central.

Diretoria de Fiscalização

A Diretoria de Fiscalização que Ailton vai comandar é uma das áreas mais importantes do Banco Central, responsável pela supervisão e monitoramento das instituições financeiras, atuando em modelo de negócios, liquidez e solvência. Dentre as responsabilidades, está a de coordenação e elaboração do Relatório de Estabilidade Financeira (REF).

O ministro também indicou Gabriel Galípolo para comandar a diretoria de Política Monetária da instituição. Os dois nomes ainda precisam ser aprovados pelo Senado Federal.

Fonte: iBahia | Foto: Reprodução

Related posts

Comissão de Finanças agenda audiência para discussão da LO

Fulvio Bahia

Governo lança ação para conscientizar profissionais da assistência social contra trabalho escravo

Fulvio Bahia

MEC divulga resultados do Prouni nesta terça (6)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais