Ação SocialCriançaEsporteInclusão SocialPrefeitura Municipal de SalvadorSalvadorViolência contra crianças e adolescentes

Festival de Natação na capital baiana promove conscientização sobre abuso e exploração sexual infantojuvenil

O destaque do evento foi a competição de natação entre crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, divididos em suas respectivas faixas etárias

A Arena Aquática de Salvador, localizada no bairro da Pituba, foi palco neste sábado (13) do Festival de Natação Maio Laranja. O evento, promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) em parceria com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), teve como objetivo de conscientizar a sociedade para a campanha Maio Laranja, que visa combater o abuso e à exploração sexual infantojuvenil.

Após um café da manhã, a abertura do evento contou com a participação da apresentadora Viviane Peixoto, que, de forma lúdica e interativa, abordou o tema sensível da violência contra crianças e adolescentes. Logo em seguida, as atletas da Gorba, uma equipe de ginastas da Bahia, apresentaram uma performance que encantou o público presente e demonstrou o poder da arte e do esporte como meios de expressão e superação.

O destaque do evento foi a competição de natação entre crianças e adolescentes de 9 a 17 anos, divididos em suas respectivas faixas etárias. Enquanto as provas aconteciam em uma das piscinas da arena, os espectadores, em sua maioria familiares das crianças e dos adolescentes presentes, puderam curtir os variados ritmos da Banda Guardiões da Cidade, formada por músicos da Guarda Civil Municipal (GCM).

Presente na ação, a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, explicou que a ideia do dia foi “trazer as crianças para falar um pouco das questões relacionadas às violências de forma bem leve, para que elas possam compreender também como se proteger, e fazer um dia de ludicidade”.

O titular da Sempre, Júnior Magalhães, destacou a parceria entre as duas secretarias neste Maio Laranja para falar sobre a importância de combater o abuso e exploração sexual infantojuvenil.

“Essa ação, em nosso equipamento esportivo, para crianças assistidas em instituições parceiras da Prefeitura de Salvador, reforça o compromisso da gestão municipal na luta em prol da proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Com esta atividade, ajudamos as instituições a identificar e orientar no encaminhamento das notificações às autoridades competentes, casos suspeitos de abuso e exploração sexual infantil”, afirmou Magalhães.

Coordenador da Arena Aquática de Salvador, o medalhista olímpico Edvaldo Valério exaltou a parceria entre a SPMJ e a Sempre: “Para a gente é uma satisfação receber um evento como esse, já é o segundo, já que no ano passado nós também fizemos essa atividade com as crianças. A chuva não é nenhum impeditivo para a gente continuar desenvolvendo essa ação. Uma parceria importante essa entre a SPMJ e a Sempre para poder criar essa oportunidade de acesso para as crianças, que não tiveram chance de conhecer um equipamento como esse”.

Valério ainda acrescentou que o festival é também uma forma de incentivo à prática esportiva de crianças e adolescentes. “Quem sabe, com esse festival, podemos despertar nas crianças o desejo de se tornarem atletas em um futuro próximo. A Prefeitura potencializa isso entre os jovens”, pontuou.

A pedagoga Joelma Ramos, de 45 anos, mãe da ginasta Júlia Ramos, que se apresentou com a Gorba, não escondeu a emoção. “Eu estava observando Viviane Peixoto, que, de uma maneira bem pedagógica, explicou para as crianças uma maneira de se precaver dessa violência. As crianças são inocentes e por muitas vezes não sabem identificar essa violência, então é importante essa ação”, disse.

Fonte: SECOM PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

Bruno Reis detalha projeto de renaturalização da Bacia do Camarajipe

Fulvio Bahia

Governo da Bahia vai investir U$ 300 milhões na agricultura familiar

Fulvio Bahia

Desenho viário da Avenida 29 de Março é alterado para coibir acidentes  

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais