Ação SocialBahiaFestejosMunicípiosSão JoãoViolência contra crianças e adolescentes

Jequié: Prefeitura leva ações de proteção às crianças e adolescentes nos circuitos do São João 2023

Com objetivo de coibir riscos sociais às crianças e adolescentes, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem atuando nos festejos tradicionais do mês de junho, com uma série de estratégias. Em continuidade à essa iniciativa, a equipe técnica de abordagem social Secretaria, juntamente com os membros do Conselho Tutelar, vêm fiscalizando o circuito do São João de Jequié, no entorno da Vila Junina, na Praça Rui Barbosa, na Praça da Bandeira e Rua Félix Gaspar, área destinada às barracas de comida e bebidas típicas.

Uma das ações é a distribuição das pulseiras de identificação, entregues aos pais e responsáveis logo na passagem pelos portais de acesso. A pulseira, que é preenchida com o nome da criança e os telefones de contato dos pais ou responsáveis, ajuda a evitar casos de crianças perdidas e, caso ocorra um desencontro, a pulseira facilita a localização do pequeno por meio do contato dos pais. O serviço de identificação continuará durante todo o evento.

As equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e coordenação do Centro de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) promovem a abordagem, também, com o intuito de identificar possíveis violações de direitos das crianças e adolescentes desacompanhados, além de negligência, violência contra a mulher, idosos e pessoas com deficiência.

“Nosso papel é assegurar o atendimento social e identificar a ocorrência de vulnerabilidade contra nossas crianças e adolescentes. Hoje nossa missão é conscientizar os pais dos riscos que as crianças sofrem quando estão sozinhas, por isso a importância da identificação.”, explicou o gestor da Proteção Especial, Alexandro Luiz Bomfim.

“Durante os festejos juninos, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão na busca ativa e no processo de sensibilização junto aos vendedores ambulantes, comerciantes e à população em geral, orientando sobre a importância de combater a violência contra crianças e adolescentes e de denunciar essas possíveis violações. E estamos orientando aos pais que coloquem pulseiras de identificação com contato dos responsáveis nas crianças, para que em uma eventual necessidade os pais sejam localizados.”, destacou a secretaria de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.

Fonte / Foto: SECOM PMJ

Related posts

Governo do Estado lança série de vídeos em homenagem aos 200 anos da Independência da Bahia

Fulvio Bahia

Partiu Estágio convoca 822 universitários para atuar no Estado

Fulvio Bahia

Expo Darwin200: Uma semana de exposições e educação ambiental na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais