Ação SocialCâmara dos DeputadosEducaçãoEscolaPolítica

Câmara divulga estudantes sorteados para etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro

O programa, que simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, é voltado à educação para a democracia.

A Câmara dos Deputados informa que já está disponível o resultado do sorteio para a etapa local do Parlamento Jovem Brasileiro 2023. Agora, os 40 primeiros candidatos sorteados em cada UF terão a documentação analisada pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da instituição, conforme requisitos presentes no regulamento do programa. A relação final de inscritos habilitados será divulgada no dia 18 de julho.

O programa, que simula a jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares, é voltado à educação para a democracia. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

Os participantes foram selecionados a partir de um sorteio, realizado na última terça-feira (4), no Cefor. Para garantir a transparência do processo, o sorteio foi acompanhado por uma representante da Secretaria de Controle Interno da Câmara dos Deputados e um representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação.

Confira o resultado do sorteio e a colocação dos sorteados.

Etapas
O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado em três etapas: local, estadual e nacional.

⦁ Etapa local – Jornada de Aprendizagem Cidadã
Ocorre de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância nas próprias cidades dos alunos inscritos.

A duração desta etapa é de sete semanas e o objetivo é que cada jovem conheça sua realidade local a partir de uma questão que o mobilize dentro do tema da edição deste ano: “A educação que queremos”. A partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens, cada estudante deverá formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem.

⦁ Etapa estadual
Também realizada a distância, acontece de 11 de setembro a 10 de novembro.

Para esta fase, são selecionados 108 estudantes – 4 vagas por estado e para o Distrito Federal.  É realizada neste período a seleção do deputado jovem que irá representar os demais na Câmara dos Deputados.

⦁ Etapa nacional
Realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 a 7 dezembro.

São 27 vagas para a etapa nacional, sendo uma para cada unidade da federação. A missão dos deputados jovens neste momento será aprimorar as ideias e propostas que trouxeram de seus estados e elaborar conjuntamente uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais, suas necessidades, anseios e sonhos para a educação.

Os participantes selecionados para a etapa nacional terão como um de seus desafios buscar um professor de sua escola, de qualquer disciplina, para apoiá-lo voluntariamente durante a realização das atividades. A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores as despesas com passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília.

Fonte / Imagem: ASCOM Câmara dos Deputados

Related posts

Em reunião com Lídice, representantes de movimentos ambientais e de bairros acusam prefeitura de falta de diálogo com desafetação de áreas

Fulvio Bahia

Marcelo Nilo descarta desistência de candidatura ao TCM e, já em coleta para inscrição, diz que não teme adversário

Fulvio Bahia

STF valida transporte público gratuito nas eleições de 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais