Agricultura FamiliarBahia

SDR entrega 90 mil mudas de Palmas para promover segurança alimentar de rebanhos bovinos da agricultura familiar

Agricultores familiares dos municípios de Cocos e Jacobina foram beneficiados com 50 mil e 40 mil mudas de palmas forrageiras doces ou miúdas, respectivamente, frutos de uma ação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) executada através das Superintendências de Agricultura Familiar (SUAF) e de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

Ao todo, nas duas cidades, 90 famílias foram beneficiadas. Essa distribuição é uma estratégica socioprodutiva que busca promover a segurança alimentar dos rebanhos bovinos, caprinos e ovinos, além proporcionar reserva de alimentos para os períodos de estiagem.

“A SUAF, em parceria com a CAR, vem trabalhando para atender a um compromisso assumido pelo Governo do Estado, que é o de fortalecer os Sistemas Produtivos da Agricultura Familiar. Essas distribuições de mudas de palmas irão contribuir para o aumento da quantidade e qualidade dos materiais propagativos disponibilizados. Importante dizer que essas mudas são resistentes a cochonilha do carmim, o que garante a segurança produtiva para os agricultores familiares”, explica o titular da SUAF, Euzimar Carneiro.

Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar

As cocadas da empreendedora Viviane Rosa agora já têm a certificação de um produto oriundo da agricultura familiar. A entrega simbólica do Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) foi feita junto à distribuição das palmas e oportuniza a visibilidade do produto dentro de um mercado consumidor cada vez mais competitivo, auxiliando em sua divulgação e agregando valor, uma vez que a agricultora familiar terá o benefício fiscal do crédito presumido sobre o Imposto de circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Ter recebido esse selo para mim é motivo de muito orgulho. Tive o presente, o privilégio de receber esse selo. Depois dessa marca, do selo da agricultura familiar, meus doces expandiram tanto que antes eu trazia e vendia em dois dias e agora em um dia o produto já se finda. Fiquei muito feliz por ter esse reconhecimento”, comemora Viviane.

Fonte / Foto: Ascom/SDR

Related posts

Bahia Sem Fome discute processo de capacitação para organizações sociais selecionadas no Comida no Prato

Fulvio Bahia

Pule Carnaval, mas não pule as refeições! Venha para o bloco da agricultura familiar

Fulvio Bahia

Prefeitura e Cruz Vermelha iniciam treinamento para programa Acesso Mais Seguro 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais