Luciana Santos participou no último domingo (6), em Belém, do Fórum Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023, organizado pelo projeto de cooperação técnica CITinova.
No último dia dos Diálogos Amazônicos, que antecedem a Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos participou, no último domingo (6), da abertura do Fórum Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2023 que vai apresentar e propor políticas públicas mais sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida da população. Organizado pelo projeto de cooperação técnica CITinova, o fórum também apresentará o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. O CITInova é uma parceria entre MCTI com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
“O Brasil precisa voltar a crescer com sustentabilidade, e os projetos CITinova são importantes instrumentos para a implementação de uma nova realidade que desejamos para todo o povo brasileiro: melhor qualidade de vida, com acesso à saúde, à alimentação digna, à informação, ao transporte e à qualificação para o trabalho e a vida na cidade”, disse a ministra Luciana Santos.
Ela lembrou o impacto do crescimento desordenado das cidades para a sustentabilidade ambiental do planeta. “Em um mundo de 7,8 bilhões de pessoas, as áreas urbanas já abrigam 55% desta população. Na Amazônia, essa realidade não é diferente e, hoje, a maior parte da população vive em ambientes urbanos”, ressaltou. “Nesse sentido, apoiar o desenvolvimento das cidades de forma sustentável é vital quando se deseja integrar o bem-estar das pessoas respeitando o meio ambiente no qual elas estão inseridas”, acrescentou.
O programa CITinova já desenvolveu projetos no Recife (PE), Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Agora, Belém também irá receber práticas sustentáveis para o desenvolvimento da cidade.
“Tenho certeza que isso faz parte do projeto que o presidente Lula tem para o desenvolvimento do nosso estado”, disse o ministro das Cidades, Jader Filho.
Fonte: SECOM GVBR | MCTI
Foto: Luara Baggi